Ministério da Agricultura apreende mais de 200 mil litros de bebidas adulteradas

Ao todo, três fábricas foram fechadas pelos auditores fiscais durante a operação

Ministério da Agricultura apreende mais de 200 mil litros de bebidas adulteradas  - Divulgação/Mapa


Uma operação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apreendeu, na última quarta-feira (7), mais de 200 mil litros de bebidas adulteradas. Três fábricas foram fechadas. Os auditores encontraram alterações em sucos, néctares, vinagre, vinho, aguardente, cachaça e água de coco. Os locais da apreensão e as marcas envolvidas não foram divulgados. 


Segundo o auditor fiscal federal agropecuário, Celso Franchini, as irregularidades colocam em risco a saúde dos consumidores e "visam aumentar os lucros das fábricas". Entre as irregularidades, foram encontradas práticas ilegais:

Uso de corantes e edulcorantes para mascarar o produto ao consumidor.
Adição de açúcar de cana não autorizado ou acima dos limites legais permitidos para sucos, água de coco e vinhos.
Propaganda irregular.
Diluição com água em excesso.
Transporte de bebidas em condições inadequadas e irregulares.
Condição de produção inadequadas.

Ao todo, foram apreendidos 65 mil litros de água de coco; 64 mil litros de vinagre; 64.800 litros de refrigerante de fruta; 20.600 kg de suco concentrado; 10.156 kg de suco desidratado, preparador sólido, extrato e aromas de sabores de frutas; 4.554 litros de aguardente de cana; 2.689 litros de vinho tinto. 

Além das apreensões, o Mapa irá adotar medidas legais cabíveis contra as empresas envolvidas na operação. A punição pode incluir multas, interdições, cassações de registro de produtos e estabelecimentos e até processos criminais contra as empresas e seus responsáveis técnicos.