Ministério da Agricultura suspende feiras com aglomeração de aves para evitar gripe aviária

Região das Américas vem registrando surtos da doença; uma infecção humana foi confirmada

Ministério da Agricultura suspende feiras com aglomeração de aves para evitar gripe aviária - Agência Brasil


O Ministério da Agricultura e Pecuária suspendeu a realização de exposições, torneios, feiras e outros eventos com aglomeração de aves. A medida, que visa evitar a disseminação da gripe aviária, foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (30) e ficará em vigor por 90 dias, podendo ser prorrogada.


Além da suspensão dos eventos, a portaria proíbe a criação de aves ao ar livre, com acesso a piquetes sem telas na parte superior, em estabelecimentos registrados pelo ministério. A regra se aplica a qualquer espécie de aves de produção, como galinhas, perus e avestruzes, bem como aves silvestres ou exóticas em cativeiro.

Segundo o ministério, a ação é vista como preventiva. Isso porque, no início do ano, a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) alertou sobre à crescente detecção de surtos de gripe aviária em aves nas Américas. A doença foi identificada em 10 países, sendo que, em janeiro, houve a confirmação do primeiro caso de infecção humana na América do Sul - no Equador.
 

(SBT News)