Ministério da Saúde aguarda tradução da bula para começar vacinação contra dengue

Imunização deve ser iniciada em fevereiro, mas pasta ainda não divulgou data; país registrou perto de 218 mil casos nas primeiras semanas de janeiro

Ministério da Saúde aguarda tradução da bula para começar vacinação contra dengue -


O Ministério da Saúde aguarda tradução da bula da vacina contra dengue para iniciar a imunização no Brasil. A vacinação está prevista para começar em fevereiro, mas ainda não há data definida.


A ministra Nísia Trindade afirmou que essa espera se deve a uma demanda da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a ser cumprida pelo laboratório Takeda, responsável pela produção do imunizante.

"Ainda não iniciamos essa distribuição porque há uma exigência e ela tem que ser cumprida pelo laboratório produtor. É uma exigência regulatória da Anvisa de que a bula esteja em português. Estamos finalizando esse processo", disse a titular da Saúde.

"A partir do momento em que seja solucionada essa questão, essa é a nossa previsão. Não haverá por que ter mais delongas", continuou a ministra.

As declarações ocorreram em reunião com representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), secretários de saúde de Goiás, do Distrito Federal e de sete municípios goianos que fazem parte do entorno do DF, além de equipes técnicas da Saúde e de Socorro Gross, representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) no Brasil.

AUMENTO ACENTUADO DE CASOS

Só nas primeiras quatro semanas de 2024, o país registrou 217.481 casos prováveis de dengue – mais que o triplo de notificações (65.366) no mesmo período de 2023. Quinze pessoas morreram e 149 óbitos estão sob investigação.

VACINAÇÃO

A vacinação deve começar em fevereiro, priorizando crianças e adolescentes de 10 a 14 anos – a faixa etária com o maior número de hospitalizações.

O processo de imunização vai contemplar 521 municípios em 16 estados e no Distrito Federal.

As cidades foram escolhidas a partir de três critérios: locais com mais de 100 mil habitantes, alta transmissão de dengue registrada em 2023 e 2024, e maior predominância do sorotipo DENV-2.

A Saúde estima que cerca de 3,2 milhões de pessoas serão vacinadas contra a dengue pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 2024. Para 2025, o órgão federal contratou 9 milhões de doses.