Ministro Alexandre Padilha anuncia chegada de novo equipamento de radioterapia para o Hospital de Base de Rio Preto

Acelerador linear de radioterapia deve chegar em setembro deste ano; instituição receberá também um novo tomógrafo

Ministro Alexandre Padilha anuncia chegada de novo equipamento de radioterapia para o Hospital de Base de Rio Preto - Divulgação


O ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, anunciou em visita ao Hospital de Base (HB) de Rio Preto, na manhã deste sábado, 22, a chegada de um novo acelerador linear para realização de radioterapia na instituição. Segundo o ministro, o equipamento deve chegar em setembro próximo e o hospital receberá também um novo tomógrafo, para tratamento de pacientes com câncer. 


Ainda no HB, Padilha anunciou a retomada do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) e do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD). Ambos ajudarão a instituição a receber recursos para tratamento de pessoas com câncer e reabilitação de Pessoas com Deficiência (PCDs). 

“Eu como médico tenho orgulho de estar novamente no complexo Funfarme, instituição que sempre valorizou tanto o SUS e é fundamental na formação de profissionais de saúde e no desenvolvimento da ciência e da medicina”, afirmou Padilha. 

Durante a manhã, o ministro participou de uma reunião com diretores da Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme) e de suas unidades, que contou também com a presença de outras lideranças políticas, como o presidente da Associação dos Municípios da Araraquarense (AMA), Dilmo Resende, dirigentes da Associação Brasileira de Municípios (ABM) e a Deputada Estadual Beth Sahao.

“O setor de radioterapia começou quando eu ainda era Ministro de Saúde, em 2013. Agora o ministério está expandindo esse trabalho, com a chegada de um segundo acelerador linear, renovando o pacto de atendimento da radioterapia do HB”, afirmou o ministro Alexandre Padilha.

O Setor de Radioterapia do HB possui ampla área de 1.524m², que ocupa o subsolo dos blocos C e D do complexo hospitalar da Funfarme. O hospital já dispõe de uma casamata, sala especialmente construída para abrigar o novo acelerador linear anunciado pelo ministro. A casamata possui paredes de concreto com espessura que varia 1,25 e 2,5 metros para impedir que a radiação incida para o exterior.

“O ministro sempre foi muito parceiro da nossa instituição, procurando trazer benefícios, credenciamento de leitos e ampliações ao HB. Ele é muito envolvido com saúde, pela sua formação como médico, e as melhorias anunciadas irão beneficiar milhares de pacientes da nossa região”, disse o diretor executivo da Funfarme, Dr. Jorge Fares. 

Segundo o Dr. Horácio Ramalho, ex-diretor executivo da Funfarme durante o mandato de Padilha no Ministério da Saúde e atual diretor administrativo do Hospital Municipal (HM) de Rio Preto, Padilha foi essencial para a reestruturação do HB quando a instituição precisou de investimentos. 

“Ele nos visitou, viu a dimensão e importância do HB e, desde então, se colocou à disposição da nossa comunidade.  Com isso, foram realizados diversos investimentos, que possibilitaram a chegada do primeiro acelerador linear de radioterapia, expansão do setor de hemodinâmica, credenciamento de leitos de UTI, dentre outras melhorias”, disse. 

Ao fim da reunião, o ministro recebeu o título de Amigo da Saúde do HB, entregue pelo diretor Jorge Fares. “Uma instituição pública tão importante como a Funfarme sempre poderá contar com nosso amparo”, finalizou Padilha.