MP responsabiliza pais de adolescente por dirigir carro em acidente trágico em Rio Preto

Pais do menor infrator de 17 anos responderão na Justiça por darem ao filho acesso ao carro da família; três adolescentes morreram

MP responsabiliza pais de adolescente por dirigir carro em acidente trágico em Rio Preto -

 

O promotor do Ministério Público, Sérgio Acayaba de Toledo, decidiu responsabilizar os pais do adolescente de 17 anos que dirigia um Fiat/Fastback Turbo na noite de 9 de julho de 2023, no bairro São Deocleciano, em São José do Rio Preto (SP) por permitirem o acesso do menor infrator ao veículo.



O Fiat/Fast Turbo, que estava na faixa dos 140 km/h em uma via de 60 km/h, bateu no muro de um estabelecimento e pegou fogo com o motorista e mais quatro passageiros. Duas adolescentes morreram; um garoto de 15 anos não resistiu após ficar três meses internado.

“Entendi que os pais tinham ciência de que o filho adolescente pegava o carro constantemente, o que ocorreu novamente no dia do fato. É um crime de pequeno potencial ofensivo e que permite a transação penal (entrega de cesta básica para evitar o processo), isso desde que não tenham antecedentes criminais”, explicou Acayaba, que já solicitou as folhas de antecedentes criminais para análise.

“Entendo que os pais do adolescente não são responsáveis pelo resultado morte decorrente da conduta do filho”, acrescentou o representante do Ministério Público.

O inquérito investigativo da Polícia Civil e o laudo que aponta a velocidade do automóvel no momento do acidente foram apresentados ao juízo da Vara da Infância e Juventude, que instaurou um procedimento disciplinar. Por conta da alta velocidade do veículo, o inquérito concluiu que o menor infrator deveria ser culpabilizado pelo acidente.

O ACIDENTE

No dia 9 de julho do ano passado, um acidente grave matou duas adolescentes de 16 e 17 anos e deixou outros três garotos, também menores de idade, gravemente feridos, à 00h11, em Rio Preto.

De acordo com informações do boletim de ocorrência, as vítimas estavam em um Fiat Fastback Turbo, dirigido pelo adolescente de 17 anos. Por motivos desconhecidos, o rapaz perdeu o controle da direção e bateu o veículo violentamente no muro de um estabelecimento, na rua Virgílio Dias de Castro.

Com a força da batida, o automóvel começou a pegar fogo. O Corpo de Bombeiros fez o resgate das vítimas. Anna Luiza Oliveira Fernandes (16) e Giovana Sousa de Oliveira (17) tiveram as mortes contatadas no local.

(Anna, Gustavo e Giovana, todos menores de idade, perderam a vida precocemente. Foto:arquivo pessoal)

No dia 20 de agosto, Gustavo Corte Saranz, de 15 anos, que passou por cirurgia na cabeça e ficou internado em estado grave no Hospital de Base de Rio Preto desde o dia do acidente, não resistiu e perdeu a vida.

Em outubro, o menor infrator que dirigia o veículo recebeu alta hospitalar após três meses internado na unidade. Ele também passou por cirurgia na cabeça e teve múltiplas fraturas.

Informações obtidas pelo sbtinterior.com com pessoas próximas da família, apontaram que o adolescente teve sequelas e agora depende dos pais para realizar atividades comuns do cotidiano.

Outro adolescente de 17 anos que também foi vítima do acidente recebeu alta médica e se recuperou bem.