CRISE HÍDRICA
Nível do Ribeirão Baguaçu atinge estado crítico e GS Inima Samar lança novo alerta sobre abastecimento
Ribeirão é responsável pelo abastecimento de 50% da população de Araçatuba (SP)
O Ribeirão Baguaçu, responsável por abastecer metade da população de Araçatuba (SP), atingiu seu nível mais baixo nos últimos anos, entrando em fase extrema de alerta. Nesta sexta-feira (27), o nível do ribeirão foi registrado em apenas 15 cm. A GS Inima SAMAR, concessionária responsável pelo serviço de água e esgoto da cidade, já implementou todas as manobras disponíveis para evitar o desabastecimento. O nível ideal de captação é de 70 cm.
Diante desse cenário, a GS Inima SAMAR iniciou a captação da reserva técnica do Ribeirão Baguaçu, conhecida como "volume morto". Além disso, para permitir a recuperação dos reservatórios, algumas regiões de Araçatuba estão recebendo água com redução de pressão.
“Nossas equipes estão fazendo todos os esforços possíveis, em tempo hábil, para evitar desabastecimentos prolongados. Contudo, é fundamental que a população tenha consciência e use a água apenas para o essencial”, explicou o diretor-técnico da GS Inima SAMAR, Eduardo Caldeira.
Sem chuvas expressivas há mais de quatro meses, setembro termina com altas temperaturas e baixa umidade do ar, o que agrava ainda mais a situação do Ribeirão Baguaçu. “Na próxima semana, os termômetros devem ultrapassar os 40°C em Araçatuba. Este é o momento de evitar lavar calçadas com mangueira, fechar a torneira ao escovar os dentes, diminuir o tempo de banho e corrigir torneiras pingando”, alertou Caldeira.
ABASTECIMENTO
O Ribeirão Baguaçu abastece 50% da população de Araçatuba, com a água sendo captada pela ETA Baguaçu, que distribui o recurso para 76 bairros e 29 condomínios.