São José do Rio Preto será sede dos Jogos Regionais 2023

O anúncio foi feito pelo prefeito Edinho Araújo e pela secretária de Esportes do Estado de São Paulo Coronel Helena Reis

São José do Preto (SP) foi anunciada nesta sexta-feira, dia (3), como cidade sede dos Jogos Regionais 2023. As competições são realizadas em oito regiões esportivas do Estado e são classificatórias para os Jogos Abertos “Horácio Baby Barioni”. Serão 25 modalidades presentes.

Após dois anos sendo realizado sem alojamento para as delegações nas cidades, este será o primeiro ano em que as atividades ocorrerão de forma completa, como detalhou Beto Souza, secretário executivo da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo.


“Estamos em um momento de retomada pós-pandemia e é uma honra retornar a São José do Rio Preto com mais uma edição dos Jogos Regionais. A cidade já foi sede das competições por três vezes, também sede dos Jogos Abertos em 2001, ou seja, é uma alegria poder voltar, já que conhecemos a infraestrutura do local. Ficamos sem disputas no ano de 2019, e dois anos com jogos sem alojamento (2021 e 2022), com atletas viajando todos os dias para competir. A expectativa é grande para o momento”, destacou Beto Souza.

Rio Preto faz parte da 6ª região, ao lado das cidades de Araçatuba e Fernandópolis. São esperados 80 municípios para esta edição, cerca de 70% do número total de cidades participantes. De acordo com Beto Souza o volume normal é de 120 municípios, mas “as delegações ainda estão retomando de forma gradativa as competições”.

O anúncio foi feito pelo prefeito Edinho Araújo e pela secretária de Esportes do Estado de São Paulo Coronel Helena Reis, na Prefeitura de Rio Preto. Edinho Araújo pontuou que “o município está caminhando ao lado do Estado e que as tratativas já aconteciam há algum tempo”.

Ainda durante o encontro, o município fez solicitações ao Governo do Estado, como a doação de uma área para projetos ligados ao esporte. “Pedimos a cessão de um imóvel ali na avenida Cenobelino de Barros Serra, além de novas Areninhas e equipamentos esportivos. Tudo isso será avaliado e acredito que assim poderemos democratizar ainda mais o esporte”.

A secretária de Esportes do Estado Helena Reis destacou a importância de Rio Preto, já que a “cidade possui rede hoteleira de primeira, boa infraestrutura, comércio pujante e trazer os jogos para a cidade é algo simbólico. Um ganho para toda a população”.
Helena enfatizou que possui um carinho especial pela cidade, mas que trabalha para todos. “O governo trabalha com foco na população, desenvolvendo políticas públicas para todo o Estado de São Paulo".

Fábio Marcondes também acompanhou a reunião e pontuou que a parceria é o melhor caminho para beneficiar a população. “Além da nossa estrutura, que está toda preparada para receber as mais diferentes modalidades, a cidade ainda pode ampliar esses espaços trazendo clubes particulares para os Jogos Regionais”.

Além do esporte, os Jogos Regionais movimentam também a economia das cidades-sede, o que deverá ser bastante explorado nesta retomada com o envolvimento de pastas como a Cultura, Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, Educação, entre outras.

Nos próximos meses deverão ser anunciadas as cidades participantes, número de delegações e atletas, detalhes da abertura e modalidades participantes. A data dos jogos já foi definida: de 3 a 12 de junho de 2023.

Presentes a secretária estadual Helena Reis, os secretários Zeca Moreira (Gabinete), Jair Moretti (Governo), Mario Soler (Comunicação), Jorge Luis de Souza (Desenvolvimento Econômico), Diego Polachini (assessor da Presidência Nacional do Republicanos e presidente do partido em Rio Preto), Marcos Cardoso (assessor da secretária) e membros da Secretaria de Esportes de São Paulo e do vereador e presidente da Câmara, Paulo Pauléra.