Olímpia aquece economia regional e recebe mais de 80 mil turistas nesse feriado

As ocupações dos leitos de hospedagem variam entre 65% até 87%, segundo pesquisa feita pelo SBT Interior esta semana. As informações são referentes a pelo menos 15 hospedarias de grande, médio e pequeno porte

Olímpia aquece economia regional e recebe mais de 80 mil turistas nesse feriado - Reprodução


Impulsionado pela liberação de 100% da capacidade para receber os turistas e sem restrição de horário de atendimento, o setor hoteleiro de Olímpia (SP) está otimista e deve receber neste feriado de Nossa Senhora Aparecida mais de 80 mil turistas.


A nova regra para o funcionamento das atividades econômicas da cidade passou a valer no dia primeiro deste mês, portanto esse é o primeiro grande ferriado que a cidade está totalmente autorizada a receber os turistas como antes da pandemia.

A retomada do setor ainda chega com novidades e investimentos dos grandes resorts instalados em Olímpia. O Hot Beach Parque & Resort acaba de anunciar pacotes aéreos para os quatro hotéis do Grupo na cidade. Cinco grandes capitais brasileiras terão a disponibilidade. Os voos com pacotes fechados para a Estância Turística saem do Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Braília (DF) e Porto Alegre (RS), todos os voos chegam em Rio Preto (SP), cidade que fica a 40 km de Olímpia.

O prefeito Fernando Cunha (PSD) diz que a cidade está pronta para receber com total segurança os turistas novamente. Considerando a melhora significativa nos índices de casos da covid-19, internações e óbitos, inclusive tendo o mês de setembro registrado o menor número de confirmados desde maio de 2020. As regras sanitárias de comportamento para a prevenção serão mantidas como os cuidados necessários como uso de máscara e higienização.

“Vemos essa retomada como oportunidade de crescimento para a economia de Olímpia. O turismo é nossa principal vocação e foi um dos setores mais afetados pela pandemia. Mantivemos as restrições até termos um cenário mais seguro e este será nosso primeiro feriado com autorização de 100% na capacidade de funcionamento dos serviços e atividades. Pedimos a colaboração de todos para manter os cuidados necessários a fim de que possamos progredir cada vez mais e com responsabilidade”, destacou o prefeito Fernando Cunha.

Na onda da retomada do turismo, os pequenos e médios hotéis, isso inclui pousadas familiares também estão sentindo a diferença com a abertura da capacidade de lotação. As ocupações variam entre 65% até 87%, segundo pesquisa feita pelo SBT Interior esta semana. As informações são referentes a pelo menos 15 hospedarias. O comércio da cidade está aquecido e pronto para receber a dinherama que os visitantes deixam na cidade, restaurantes com reservas fechadas, lojas com estoques renovados, tudo isso impulsiona em primeira mão a economia de uma região que compreende pelo menos 37 cidades e quase dois milhões de habitantes.

As novas vagas de emprego surgiram nessa retomada não só em Olímpia mas em cidades vizinhas que prestam serviço ao conglomerado turístico. De acordo com o Caged a criação de vagas supera a demissão dos últimos 8 meses, com saldo positvo. Dinheiro no bolso da popuação e ecnomia girando.

Outro ponto positvo nessa retomada é a abertura de parques temáticos infantis que já estão em operação com toda a capacidade. A visão empreendedora da cidade, alavancada com o apoio do poder público, coloca Olímpia na ponta dos destinos turísticos nacionais. A expectativa é de que já em 2022 a cidade consiga duplicar o número de visitantes de três para seis milhões anuais.