Operação da Polícia Civil mira receptadores de fios de energia elétrica

Deflagrada na manhã desta terça-feira (20) em São José do Rio Preto (SP), “Operação BlackOut” visa combater a receptação de fios furtados por moradores de rua e usuários de drogas

Operação da Polícia Civil mira receptadores de fios de energia elétrica  - Reprodução/ Polícia Civil


A Polícia Civil deflagrou na manhã desta terça-feira (20), em São José do Rio Preto (SP), a “Operação BlackOut”, com o objetivo de combater o crime de receptação de fios de energia elétrica furtados de residências e estabelecimentos comerciais por moradores em situação de rua e usuários de drogas.


A ação é realizada pelos policiais do Núcleo do 1º, 2º e 5º distritos policiais, investigadores da Divisão Especializada em Investigações Criminais (DEIC), e de outros DPs, com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), fiscais da Prefeitura e da Vigilância Sanitária, além da Polícia Militar.

De acordo com o delegado João Lafayette Sanches, que coordena a operação, são cumpridos 10 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça após abertura de inquérito para investigar a autoria e circunstâncias destes crimes.

“A representação foi realizada após notórios fatos criminosos que vem ocorrendo na área central desta cidade, massivamente noticiados pela imprensa, sobre os diversos delitos cometidos na região central de Rio Preto”, disse Sanches.

Ainda segundo o delegado, os suspeitos de cometer os crimes vendem os materiais em ferro-velhos que não possuem autorização municipal, para comprar entorpecentes. Os responsáveis pela compra desses produtos (receptadores) deverão responder criminalmente.

A operação continua em andamento.