PF cumpre mandados em mais uma fase de operação que investiga roubo a bancos em Araçatuba

Ação mira organização criminosa que aterrorizou a cidade ​em 2021

PF cumpre mandados em mais uma fase de operação que investiga roubo a bancos em Araçatuba - Reprodução


A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira​ (24)​ a 11ª fase da operação destinada à investigação do violento roubo praticado na cidade de Araçatuba​ (SP), que aconteceu em agosto de 2021, contra agências bancárias da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil​.


O crime cinematográfico teve uso de artefatos explosivos, utilização de reféns como escudo humano e resultou na morte de​ duas​ vítimas.

​​Na manhã de hoje, 40 Policiais Federais cumprem cinco mandados de prisão temporária, dez mandados de busca e apreensão e cinco mandados de identificação criminal.

 Os mandados estão sendo cumpridos em Sorocaba (SP), Limeira (SP), Campinas (SP), Osasco (SP), Guarujá (SP) e Goiânia. ​Policiais do ​Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP)​ e da Polícia Militar do Estado de São Paulo (Rota) estão apoiando a operação.

De acordo com a PF, os investigados que são alvo do cumprimento dos mandados judiciais exercem variadas funções dentro da organização criminosa que aterrorizou Araçatuba​ (SP)​, seja executando diretamente o roubo ou financiando o mega-assalto.

​"​A Polícia Federal vem buscando persistentemente identificar e responsabilizar todos os indivíduos que participaram do crime extremamente covarde e violento. Deve-se destacar que, além dos executores, existem diversos comparsas que forneceram apoio logístico, material e financeiro para a realização da empreitada delituosa, tratando-se de investigação complexa não só pelo número elevado de investigados envolvidos, como também pela atuação compartimentada dos componentes do grupo criminoso​", explicou a PF, em nota.

Após pouco mais de um ano da ocorrência do roubo em Araçatuba, a Polícia Federal cumpriu 53 mandados de prisão e 105 mandados de busca​ envolvendo o crime.