PF de Rio Preto cumpre mandado em operação que investiga exportação de cocaína em máquinas agrícolas

Operação Degredo, deflagrada nesta quinta-feira (25), investiga o tráfico internacional de drogas e cumpre mandados de busca e apreensão, e de prisão, no interior e no litoral paulista

PF de Rio Preto cumpre mandado em operação que investiga exportação de cocaína em máquinas agrícolas  - Divulgação/ Polícia Federal


A Polícia Federal cumpre, nesta quinta-feira (25), um mandado de busca e apreensão em São José do Rio Preto (SP),  durante a Operação Degredo, deflagrada hoje em combate ao tráfico internacional de drogas e associação ao tráfico. São três mandados de busca e apreensão e três de prisão preventiva, também na cidade de Santos, no litoral paulista.


A investigação teve início em junho de 2023, após a apreensão de aproximadamente 43kg de cocaína escondidos dentro de um trator que estava programado para ser exportado para Portugal. Identificou-se que a empresa exportadora foi estabelecida por um grupo de portugueses, com a suposta colaboração de brasileiros. O objetivo era a exportação de cocaína para a Europa, disfarçada em operações comerciais legítimas, utilizando máquinas agrícolas como fachada.



(Polícia Federal)



(Polícia Federal)

Após a apreensão inicial da droga, os três principais suspeitos evadiram-se do país. Contra eles, foram expedidos mandados de prisão preventiva com a determinação de Difusão Vermelha pela Interpol, sendo agora considerados fugitivos internacionais.

O nome da operação, "Degredo", faz referência à punição prevista no corpo de leis português, que consistia no envio de condenados para colônias ou para as galés, onde cumpririam suas sentenças. O degredo era aplicado a pessoas condenadas aos mais diversos tipos de crimes pelos tribunais da Coroa ou da Inquisição.

A Polícia Federal em Santos/SP continua seu compromisso com a segurança nacional e a ordem pública, mantendo vigilância constante e efetuando ações decisivas contra o tráfico de drogas e outras formas de crime organizado.