PF deflagra 2ª etapa da operação que investiga lavagem de dinheiro vindo do tráfico de drogas

Operação Kryptos apreendeu um helicóptero recheado com quase 500 quilos de cocaína, em 2019, em Presidente Prudente (SP)

PF deflagra 2ª etapa da operação que investiga lavagem de dinheiro vindo do tráfico de drogas - Divulgação/ PF


A Polícia Federal deflagrou, na manhã do dia (14/8), a segunda etapa da operação Kryptos, investigação voltada à apuração de lavagem de dinheiro oriundo de tráfico de drogas.


A investigação começou a partir do tráfico interceptado em 2019, oportunidade em que foram apreendidos, em área rural da circunscrição de Presidente Prudente (SP), um helicóptero Eurocopter France recheado com 476,5 kg de cocaína.

No decorrer das apurações foi possível identificar o proprietário da droga, além da rede de pessoas que o auxiliariam a lavar a renda levantada com o tráfico de entorpecentes.

No dia 23 de abril deste ano, foram cumpridos vários mandados de busca e apreensão, prisão e medidas judiciais, a partir das quais foi possível descobrir novos negócios que estariam sendo realizados pelo investigado principal objetivando o branqueamento de capitais.

A operação, cujo nome em grego significa “oculto, escondido”, consistiu no cumprimento de 3 mandados de busca e apreensão nas cidades de Jardinópolis (SP), Pilar do Sul (SP) e Peruíbe (SP), além de medidas de sequestros de veículos, imóvel e bloqueio de contas bancárias.

Na primeira etapa o patrimônio sequestrado pela Justiça totalizou aproximadamente R$ 25 milhões e nessa etapa R$ 3,5 milhões.