PF e Polícia Nacional do Paraguai localizam pai e filho que desapareceram em Curitiba

Homem saiu do país com o filho sem a devida autorização; operação conjunta para localizar desaparecidos foi realizada no âmbito do Comando Tripartite e contou com apoio da Polícia Civil e do CIOF

PF e Polícia Nacional do Paraguai localizam pai e filho que desapareceram em Curitiba - Divulgação/Polícia Federal


Policiais federais e paraguaios localizaram, na tarde da última segunda-feira (26), pai e filho desaparecidos desde o final de 2023 no departamento do Alto Paraná, interior do Paraguai. O homem tinha mandado de prisão em aberto contra si. Investiga-se se ele teria sequestrado o filho.


Em dezembro de 2023, o filho, de 7 anos, realizava, uma visita de rotina à casa do pai, de 63 anos, quando a mãe não mais conseguiu contato com ambos. O último registro dos dois foi na rodoviária de Foz do Iguaçu, onde foram vistos embarcando em direção ao Paraguai.

Após o registro do desaparecimento, a Polícia Civil iniciou as investigações para localizar o paradeiro da criança e requisitou apoio à Polícia Federal para intermediar um trabalho conjunto com a Polícia Nacional do Paraguai. O Comando Tripartite foi acionado para dar suporte as buscas no Paraguai, onde os indícios indicavam como paradeiro dos dois desaparecidos.

Durante a segunda, após diversas diligências e trocas de informações, os policiais conseguiram localizar a casa onde estavam pai e filho desaparecidos, em Minga Guasu, no departamento do Alto Paraná, interior do Paraguai. A casa ficava em uma área rural, erma, distante de qualquer outra habitação. A operação ainda contou com apoio do Centro Integrado de Operações de Fronteira (CIOF).

Sob custódia das autoridades paraguaias, pai e filho serão entregues à Polícia Federal, na aduana da Ponte Internacional da Amizade. O pai será encaminhado para um estabelecimento prisional, enquanto a criança deverá ser entregue a parentes e retornar ao seu lar em Curitiba.