Pior ciclone em dez anos devasta partes de Mianmar e Bangladesh; veja vídeo

A principal preocupação de agências de ajuda internacional é o impacto do ciclone nas comunidades de refugiados que vivem em ambos os países. Essas comunidades são consideradas as mais vulneráveis do mundo.

Pior ciclone em dez anos devasta partes de Mianmar e Bangladesh; veja vídeo - Reprodução/ Twitter


A passagem do ciclone Mocha por Mianmar e partes de Bangladesh deixou no domingo (15) um rastro de destruição com inundações e deslizamentos de terra. Segundo autoridades locais, seis pessoas morreram e esse número deve aumentar nos próximos dias. Pelo menos mil casas foram destruídas.


A principal preocupação de agências de ajuda internacional é o impacto do ciclone nas comunidades de refugiados que vivem em ambos os países. Essas comunidades são consideradas as mais vulneráveis do mundo em virtude da falta de assistência governamental e a situação de pobreza em que se encontram.

Cerca de 6 milhões de pessoas já precisam de assistência humanitária nas quatro áreas de Mianmar que devem ser as mais afetadas pela tempestade. Rakhine, Chin, Magway e Sagaing abrigam cerca de 1,2 milhão de pessoas deslocadas, de acordo com a agência humanitária da ONU.

A agência de refugiados da ONU armazenou suprimentos de alimentos secos e as agências de socorro podem fornecer 50 mil refeições quentes diariamente, se necessário, disse em um comunicado. A Organização Mundial da Saúde tem ambulâncias e equipes médicas móveis de prontidão na área.

Em Mianmar, o Programa Mundial de Alimentos preparou suprimentos de alimentos para atender às necessidades de mais de 400 mil pessoas no Estado de Rakhine e áreas vizinhas por um mês, disse a agência em um comunicado.

Titon Mitra, representante do Programa de Desenvolvimento da ONU em Mianmar, tuitou no domingo que 2 milhões de pessoas estavam em risco por causa da tempestade. "Espera-se que os danos e as perdas sejam extensos", acrescentou.

Fúria

O Mocha chegou a Mianmar como um furacão de categoria 4, com ventos de quase 250 km/h. Deslizamentos de terra e inundações devem piorar o impacto da tempestade - uma das mais fortes a atingir a Golfo de Bengala nos últimos anos. O impacto inicial da tempestade na costa de Mianmar provocou ondas gigantes com altura de até 15 metros.

Cidades e vilas na costa norte de Mianmar e na costa sudeste de Bangladesh enfrentaram fortes aguaceiros e ventos de até 160 km/h na tarde de domingo, de acordo com o Departamento Meteorológico da Índia. Rajadas de vento devastadoras arrancaram telhados de casas e derrubaram uma torre de comunicação. (Com agências internacionais).

Veja imagens do desastre: