PM Ambiental deflagra megaoperação em Rio Preto e mais 189 cidades do interior de SP

‘Operação Curumim’ vai intensificar o policiamento ambiental nas regiões de São José do Rio Preto, Fernandópolis, Franca e Ribeirão Preto até a próxima quinta-feira (12)

PM Ambiental deflagra megaoperação em Rio Preto e mais 189 cidades do interior de SP - Divulgação

 

A Polícia Ambiental deflagrou nesta segunda-feira (8) a megaoperação ‘Curumim’ nas 189 cidades de cobertura do 4ª Batalhão de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. A ação comemora os 34 anos do Batalhão e compõe um planejamento estratégico preventivo, com maior integração junto a comunidade e ampliação da sensação de segurança dos trabalhos da PM Ambiental.



A intensificação do policiamento será feita nas regiões de Rio Preto, Fernandópolis, Franca e Ribeirão Preto. Mandados de busca e apreensão expedidos pelo Poder Judiciário como forma de combate a caça de animais da fauna silvestre e comércio irregular de armas de fogo serão cumpridos.

Os policiais fiscalizarão pátios madeireiros como forma de combater o comércio ilegal de madeiras oriundas da Amazônia Legal, passeriformes da fauna silvestre em cativeiro, como forma de combater o tráfico de animais da fauna silvestre.

As equipes também farão monitoramento por imagens de satélite e fiscalização das áreas de especial proteção como forma de combater o desmatamento ilegal na área de atuação da PM Ambiental em Rio Preto.

As comemorações do 34º aniversário do 4º Batalhão de Polícia Ambiental serão realizadas na sexta-feira (12), em Olímpia, onde estarão presentes autoridades municipais e regionais, no hotel Celebration Resort Olimpia, em solenidade alusiva ao aniversário da Unidade, com entrega de honrarias, promovendo a valorização policial.

Na ocasião serão entregues Láureas de Mérito Pessoal, reconhecimento da Polícia Militar de São Paulo, concedidas aos policiais militares que, por mérito individual, se sobressaíram no cumprimento do dever. Também medalhas “Mérito da Patrulha Rural”, outorgada pelo município de Olímpia, através do decreto Municipal Nº 6945, de 19 de outubro de 2017.

Será lançada, ainda, a ‘Challenge Coin’ do 4º BPAmb, que será presenteada às autoridades civis e Policiais Militares que se destacaram ao longo dos anos na tutela efetiva dos bens ambientais. A solenidade policial militar tem por objetivo valorizar a criação da Unidade, demonstrando sua pujança operacional, além de homenagear os policiais militares ambientais e autoridades empenhados na missão da defesa do meio ambiente.