Polícia Ambiental investiga mortandade de peixes no Rio Tietê

Denúncias foram feitas e investigação foi aberta para apurar os casos registrados no reservatório da Usina de Nova Avanhandava

Polícia Ambiental investiga mortandade de peixes no Rio Tietê - Divulgação/Polícia Ambiental


A Polícia Ambiental está investigando a mortalidade de vários peixes ocorrida no reservatório da Usina de Nova Avanhandava, inclusive nos acessos fluviais dos condomínios que ficam na região. Segundo a polícia, eles receberam várias denúncias informando sobre as mortes dos peixes no rio e abriram uma investigação.


"Até o momento, não foram identificadas informações concretas que indicassem o motivo que teria levado os peixes à morte, no entanto cogitam-se três hipóteses: a primeira seria a abertura das comportas da Usina Hidrelétrica que pode ter levantado sedimentos e algas, prejudicando a qualidade da água e contribuído para o resultado do ocorrido. A segunda é a utilização de algum defensivo agrícola em propriedade às margens do reservatório e que possa ter sido levado pelas chuvas até o lago, contaminando a água. E a terceira, alguma intervenção no ambiente aquático, com a utilização de produtos químicos a fim de combater a propagação de algas naquele meio", explicou a polícia.

"Esclarecemos que a Polícia Militar Ambiental trabalha para arregimentar todas as informações possíveis que possam identificar o motivo da morte dos peixes e subsidiar a identificação da causa e de eventuais responsáveis", completou.

Nesta sexta-feira (18), a Polícia Ambiental e a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) estão fazendo em uma ação integrada no Rio Tietê, coletando amostras da água e resíduos sólidos para análise. "Caso surjam indícios de uma eventual ação criminosa, as informações serão encaminhadas à Delegacia de Polícia e ao Ministério Público para análise e adoção de eventuais providências".