Polícia Ambiental resgata mais uma anta com queimaduras em Andradina

É o segundo animal da mesma espécie encontrado em menos de duas semanas; anta estava em canavial atingido por um incêndio

Polícia Ambiental resgata mais uma anta com queimaduras em Andradina - Polícia Ambiental


Está sendo tratada na ONG Mata Ciliar, em Jundiaí, uma anta resgatada pela Polícia Militar Ambiental no último sábado (21), em Andradina. O animal de grande porte, que está em risco de extinção, foi encontrado por uma funcionária da Usina Raízen em um canavial que sofreu um incêndio. A anta estava desorientada, debilitada e com queimaduras nas patas, além de apresentar sinais de cegueira.


Este é o segundo resgate de uma anta na mesma área em menos de duas semanas. No dia 12 de setembro, outro animal da mesma espécie foi encontrado na região e também levado para a ONG Mata Ciliar, mas não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo.

A Polícia Ambiental foi acionada rapidamente pela funcionária da usina e, ao chegar ao local, conseguiu capturar o animal em segurança. A anta foi então transportada para a ONG Mata Ciliar, onde está recebendo atendimento veterinário especializado. No entanto, seu estado de saúde é grave.

VULNERÁVEL

A anta, maior mamífero terrestre da América do Sul, está listada como "vulnerável" na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/MMA). Incêndios e a destruição de seu habitat são fatores que têm contribuído para o declínio dessa espécie.