Polícia Ambiental solta cerca de 190 aves nativas apreendidas na Operação Natal Livre

Ação foi realizada nesta quinta-feira (21), com a presença de aproximadamente 40 crianças de 5 a 10 anos de idade

Polícia Ambiental solta cerca de 190 aves nativas apreendidas na Operação Natal Livre - Divulgação/ Polícia Ambiental


A Polícia Militar Ambiental soltou, nesta quinta-feira (21), aproximadamente 190 aves nativas apreendidas durante a “Operação Natal”, realizada em toda a área de atuação do 4º Batalhão, que teve início na última terça-feira (19).


O evento teve a participação de cerca de 40 crianças de 5 a 10 anos de idade. No total, 70 pessoas presenciaram a soltura dos pássaros.

As aves apreendidas na área de cobertura da 1ª Companhia, região de São José do Rio Preto, foram soltas em área verde do Clube Monte Líbano, por policiais que as resgataram.

A Operação Natal objetivou em ações de prevenção e repressão em locais com a possibilidade de cometimento de crimes ambientais contra a fauna. Foram intensificados, ainda, fiscalização de passeriformes da fauna silvestre em cativeiro, por meio de denúncias, e criadores amadoristas, visando a repressão a retirada de aves da fauna nativa de seus habitats naturais.

“Ao longo do ano, diversas vezes foram intensificadas as ações de repressão a quem insiste em manter os animais da fauna nativa em cativeiro.  Para encerrar este ano, escolhemos a semana natalina para realizar esta operação. E o objetivo é, justamente, garantir o retorno desses animais ao local de origem, de onde nunca deveriam ter saído. Além de garantir que tenham uma vida adequada no ambiente que, de fato é deles, esse trabalho visa a perpetuação das espécies. É a garantia de que, lá no futuro, esses animais permaneçam”, afirmou o Tenente Coronel Alessandro Daleck Moreira, comandante do 4º Batalhão de Polícia Ambiental.