Polícia Civil apreende mais de 60 pássaros silvestres em cativeiro em Tupi Paulista

Homem mantinha aves sem autorização do Ibama e será investigado por crimes ambientais

Polícia Civil apreende mais de 60 pássaros silvestres em cativeiro em Tupi Paulista - Polícia Ambiental


A Polícia Civil de Tupi Paulista apreendeu, nesta quarta-feira (4), mais de 60 pássaros da fauna silvestre que estavam sendo mantidos em cativeiro em uma residência da cidade. A ação foi realizada pela Delegacia de Polícia local, após a identificação de 19 gaiolas com aves de diversas espécies em posse de um homem de 55 anos.


Entre as espécies encontradas estavam canários-da-terra, canários-do-reino, coleirinhas e tico-ticos. O proprietário da casa, que se apresentou à polícia, confessou não possuir autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para a criação das aves, e nenhuma delas tinha anilhas de identificação, conforme exigido pela legislação ambiental. Segundo o relato do suspeito, parte dos pássaros foi adquirida de terceiros, enquanto outros foram capturados diretamente da natureza.

As autoridades lavraram um Termo Circunstanciado, enquadrando o homem nos crimes de manter em cativeiro espécies da fauna silvestre e praticar atos de abuso de animais, conforme previsto na Lei dos Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998). Ele foi liberado, mas deverá comparecer à Justiça quando convocado.

Uma equipe da Polícia Científica foi acionada para realizar a perícia no local e emitir um laudo oficial sobre as condições em que os pássaros estavam sendo mantidos. As aves e as gaiolas foram apreendidas, mas permanecem sob a responsabilidade do infrator enquanto os demais órgãos ambientais são notificados para dar sequência às investigações e destinação dos animais.