Polícia Civil cumpre mandados em nova fase da Operação Raio-X

Quatro pessoas foram presas em diferentes cidades do estado nesta quinta-feira (14)

Polícia Civil cumpre mandados em nova fase da Operação Raio-X - Divulgação


Policiais civis da Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) de Araçatuba, com apoio da Deic de Bauru, deflagraram nesta quinta-feira (14) uma nova fase da Operação Raio-X e cumpriram quatro mandados de prisão em diferentes cidades do estado.


Segundo a Polícia Civil, os mandados foram expedidos para alvos investigados por peculato, organização criminosa e lavagem de dinheiro. As quatro prisões foram feitas em Birigui, Salto, Agudos e em São Paulo. Além delas, um mandado de prisão foi expedido contra um homem de 47 anos, que já está preso no CDP (Centro de Detenção Provisória) de Lavínia, na região de Araçatuba.

A Operação Raio X mirou em integrantes de organização criminosa que usava organizações sociais para desviar dinheiro público da saúde em diversos municípios paulistas. A investigação criminal demonstrou, com base em interceptações telefônicas e análises do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), que o esquema se concretizava por meio de superfaturamentos e serviços não executados, sempre mediante emissão de notas frias.

A Operação Raio-X foi deflagrada em setembro de 2020 pelo Gaeco e pela Polícia Civil.

Na ocasião, as prisões e as buscas se deram em dezenas de municípios do Estado de São Paulo, dentre eles Penápolis, Araçatuba, Birigui, Osasco, Carapicuíba, Ribeirão Pires, Lençóis Paulista, Agudos, Barueri, Vargem Grande Paulista, Santos, Sorocaba, bem como em cidades do Pará, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.​​