Polícia Civil de Rio Preto desarticula quadrilha que aplicava golpes se passando por funcionários de banco

Operação resulta na apreensão de celulares, cartões bancários e identificação de envolvidos; prejuízo chega a R$ 400 mil

Polícia Civil de Rio Preto desarticula quadrilha que aplicava golpes se passando por funcionários de banco - Polícia Civil


A Polícia Civil de São José do Rio Preto deflagrou, na manhã desta quarta-feira (30), uma operação para combater uma quadrilha especializada em golpes bancários pela internet. Seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Campinas, Diadema e Sumaré, em São Paulo.


Durante a operação, diversos celulares, cartões bancários e outros materiais usados nos crimes foram apreendidos. A investigação apontou que pelo menos 20 pessoas em Rio Preto foram vítimas do esquema, que causou um prejuízo estimado em cerca de R$ 400 mil.

De acordo com a polícia, os golpistas se passavam por funcionários de bancos e entravam em contato com as vítimas, alegando que as contas bancárias delas haviam sido clonadas e que transferências suspeitas estavam sendo realizadas. Com essa abordagem, os criminosos conseguiam obter os dados pessoais e induziam as vítimas a fornecerem um código que dava acesso ao aplicativo bancário.

Os responsáveis por receber os valores transferidos indevidamente já foram identificados pelas autoridades. A operação segue em andamento para identificar e prender outros integrantes do grupo criminoso.