Polícia Civil prende, em Boituva, suspeito de financiar mega-assalto de Araçatuba

O mandado de prisão foi expedido pela 4ª Vara Criminal, de Sorocaba (SP)

Polícia Civil prende, em Boituva, suspeito de financiar mega-assalto de Araçatuba - Divulgação


A Polícia Civil de Sorocaba (SP), por meio da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic), prendeu um dos suspeitos de financiar o mega-assalto ocorrido em Araçatuba em agosto de 2021.


A prisão foi realizada em um condomínio de luxo de Boituva (SP), na terça-feira (30). O mandado de prisão foi expedido pela 4ª Vara Criminal, de Sorocaba.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública declarou: “O trabalho de investigação levou os agentes até um condomínio de alto padrão em Boituva, onde a prisão foi realizada. O homem é suspeito de ser um dos principais financiadores dos ataques às agências bancárias ocorridos em Araçatuba no ano de 2021".

O homem foi detido sob a acusação de associação criminosa e, posteriormente, conduzido à sede da Deic Sorocaba para os procedimentos necessários de Polícia Judiciária. Agora, ele permanece à disposição da Justiça.

O MEGA-ASSALTO

O mega-assalto em Araçatuba aconteceu entre os dias 29 e 30 de agosto de 2021 e terminou com dois inocentes e dois suspeitos de participarem do crime mortos. Os bandidos invadiram o centro da cidade e usaram armamento de grosso calibre para fechar o centro e assaltar duas agências bancárias.

Os bandidos ainda deixaram explosivos espalhados em pelo menos 20 pontos do centro da cidade. Uma delas foi detonada e feriu um homem de 25 anos. Agentes do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) foram chamados de São Paulo para desarmar os artefatos.



O centro da cidade ficou fechado por dois dias, as aulas foram suspensas e o transporte público paralisado na região central da cidade.

Apesar de a ação ter sido cinematográfica, o roubo foi considerado informalmente um fracasso, já que o cofre maior de um dos bancos acionou um sistema moderno de segurança, picotou e manchou as notas que seriam roubadas.

O valor levado pelos bandidos, segundo fontes extraoficiais, não foi nem 30% do planejado pelos criminosos.​

A ação terminou com três mortos e um prejuízo de aproximadamente R$ 17 milhões.