Polícia de Presidente Prudente deflagra operação que investiga furtos de cargas valiosas

Dez mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão temporária são cumpridos nos Estado de São Paulo, Paraná e Pará

Polícia de Presidente Prudente deflagra operação que investiga furtos de cargas valiosas - Divulgação/ Polícia Civil de Presidente Prudente

 

A Delegacia Seccional de Polícia de Presidente Prudente, no Oeste do Estado de SP, deflagrou na manhã desta terça-feira (5/3), a ‘Operação Falsus’, que investiga um grupo criminoso criado com o objetivo de furtar cargas de alto valor, por meio de falsas contratações de fretes e, depois, falsificações de boletins de ocorrência. As cargas, na maioria das vezes, eram de trigo, farinha e soja em grãos.



Policiais civis cumprem 10 mandados de busca e apreensão criminal e 7 mandados de prisão temporária. As medidas judiciais estão sendo cumpridas nos estados de São Paulo, Paraná e Pará.

A INVESTIGAÇÃO

Segundo a Polícia Civil, em junho de 2013, na cidade de Iepê (SP), os investigadores identificaram dois motoristas que se apresentaram a uma empresa da cidade; eles carregaram os seus caminhões (cada um) com 38 toneladas de soja em grão – o pagamento pelo serviço foi acertado previamente com a transportadora. No entanto, a carga não chegou no destino final, que seria Osvaldo Cruz (SP).

Além desse desvio, o grupo criminoso praticou em diversos municípios do Estado de São Paulo, no mínimo, nove furtos de grãos.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, a investigação apontou que o grupo criminoso praticava as ações por meio de falsas contratações de frete, com carregamento na origem por, pelo menos, cinco motoristas, usando veículos de outros três investigados – essas pessoas eram responsáveis pelos falsos fretes.

A investigação identificou que os criminosos desviaram cargas de alto valor em Iepê, Nantes, Assis, Cruzália, Araras, Candido Mota e Santo André, todas no Estado de SP.

O prejuízo aos cofres das empresas foi superior a R$ 1 milhão. Cada carga era avaliada, em média, no valor de R$ 120 mil.

No Estado de São Paulo, estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisão em Presidente Prudente, Assis e Ourinhos, no Estado do Paraná, em Londrina, Telemaco Borba e Rolândia e no Pará, na capital Belém.

A operação conta com o apoio de 40 policiais civis em 10 viaturas do Deinter 8, 10 policiais civis do Paraná e 6 do Pará.