Polícia Federal barra ação de criminosos durante fraude bancária em Olímpia

Três homens foram presos em flagrante, na manhã deste sábado (15)

 Polícia Federal barra ação de criminosos durante fraude bancária em Olímpia  - imagem ilustrativa


A Polícia Federal prendeu em flagrante três homens por estelionato e associação criminosa, na manhã deste sábado (15), em Olímpia (SP).


Segundo a PF, após os investigadores receberem informações da área de segurança de uma agência da Caixa Econômica Federal, os policiais se deslocaram até o local e surpreenderam os criminosos que estavam aplicando o “golpe da falsa central telefônica do banco” em uma idosa.

O golpe dos criminosos consiste em abordar as vítimas, geralmente idosos, oferecendo ajuda depois de fazerem com que seu cartão bancário fique retido no caixa eletrônico. Logo após, os estelionatários orientam a vítima a entrar em contato com uma central telefônica falsa e, por meio da ligação telefônica, são obtidos os dados bancários e senha do cartão que ficou retido e é retirado posteriormente pelos criminosos sem que a vítima perceba.

Hoje, um dos criminosos foi preso em frente à agência bancária e já estava com o cartão da vítima. Os outros dois fugiram no veículo que estavam usando, mas os policiais federais, com o apoio da Polícia Militar da cidade e do Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar (Baep) de São José do Rio Preto (SP), conseguiram abordá-los e prendê-los.

Os presos e o veículo foram encaminhados até a delegacia de Polícia Federal em Rio Preto para lavratura do flagrante.

Os presos serão encaminhados ao Centro de Detenção Provisória e ficarão à disposição da Justiça.

A investigação continuará em andamento.

Orientação

Para evitar este tipo de fraude, a Polícia Federal orienta o cliente a sempre verificar a origem das ligações e mensagens recebidas contendo solicitações de dados, bem como não solicitar ou receber ajuda nas agências bancárias, exceto se tiver certeza que se trata de funcionário do banco. É importante ressaltar que o banco nunca pede a senha do cartão e também nunca liga para pedir para realizar uma transferência ou qualquer tipo de pagamento.