Polícia Federal investiga venda de consórcio ilegal na região de Jales

Atuação só é permitida com autorização do Banco Central

Polícia Federal investiga venda de consórcio ilegal na região de Jales - Divulgação


A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta quarta-feira (24/7), um mandado de busca e apreensão na cidade de Fernandópolis (SP) em investigação que apura a comercialização ilegal de consórcios.


O mandado foi expedido pela 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo, especializada em crimes contra o sistema financeiro, e foi cumprido na residência de um dos investigados, que teria comercializado ilegalmente consórcios na região de Ilha Solteira e Votuporanga, na região. 

As investigações na Delegacia da Polícia Federal em Jales indicaram que muitos clientes da empresa podem ter sido lesados com a promessa de compra de consórcios com a entrega de bens, que não ocorriam, embora as parcelas fossem pagas rigorosamente. A empresa não tem autorização do Banco Central (BC) para operar neste tipo de negócio.

O BC é órgão responsável pela normatização, autorização, supervisão e controle das atividades do sistema de consórcios. Comercializar produtos financeiros, tais como consórcio, sem autorização do Banco Central, configura crime contra o Sistema Financeiro Nacional.

Todo o material apreendido será levado até a Polícia Federal em Jales onde será analisado no interesse das investigações em curso.