Polícia resgata cão castrado por estudantes de medicina veterinária em república

Animal foi encontrado sem o testículo e precisou de atendimento veterinário

Polícia resgata cão castrado por estudantes de medicina veterinária em república - Divulgação/Polícia Ambiental


Um cachorro da raça Labrador Retriever foi resgatado por policiais ambientais depois de ser castrado por quatro estudantes de medicina veterinária, em uma república no Jardim Vale do Sol, em Presidente Prudente (SP), nesta segunda-feira (14).


A polícia recebeu uma denúncia após o dono do cão usar as redes sociais para publicar vídeos dizendo que o animal seria mutilado. Ao chegar no local, encontraram dois cães no quintal. Os responsáveis não estavam mais na casa.

O labrador aparentava estar sedado ​e com dificuldade para se locomover, com uma sutura próximo ao órgão genital. Havia, na casa, a mesa onde foi realizado o procedimento cirúrgico, gases com sangue, embalagens com agulhas, fio de sutura, seringas e outros objetos. O testiculo do animal foi localizado em uma lata de lixo.

"Eles filmaram e publicaram de maneira que zombam do sofrimento animal e essa prática configura maus-tratos. Esses indivíduos, covardemente, fugiram do local, mas a Polícia Ambiental já elaborou o auto de infração e a Polícia Civil vai apurar e responsabilizar cada um deles", disse o capitão da Polícia Ambiental, Júlio César Cassiari de Moura.

O animal recebeu atendimento veterinário e foi encaminhado para um membro do Conselho Municipal de Proteção Animal, que será o responsável pela recuperação do cachorro. A ocorrência foi registrada pela Polícia Civil, que trabalha na identificação dos estudantes.

Em nota, a Unoeste disse que já identificou parte dos envolvidos "neste fato realizado fora do ambiente acadêmico e aguarda confirmação das autoridades policiais que cuidam do caso quanto aos demais envolvidos".

"Desde o momento que a universidade foi informada sobre o caso, na noite desta segunda-feira (14), gestores da instituição juntamente com os departamentos jurídico e de segurança estão em contato com as autoridades policiais e, neste momento, realizam uma reunião interna para definir as medidas cabíveis com relação aos estudantes identificados.

Conforme nota oficial emitida na noite passada pela Unoeste, mesmo que o fato tenha ocorrido fora do ambiente acadêmico, o envolvimento de estudantes os tornam sujeitos a penalidades. A Unoeste repudia atitudes que colocam em risco a saúde mental e física de qualquer ser vivo, inclusive a universidade é referência no atendimento a animais de pequeno e grande porte na região, com diversas prestações de serviço gratuitos e programas sociais em benefícios dos animais".