Praia de Ipanema é eleita segunda melhor do mundo

Praia de Ipanema é eleita segunda melhor do mundo - Divulgação/ Prefeitura do Rio de Janeiro


Sendo a única praia brasileira no top 20 do guia divulgado previamente pelo site de viagens Lonely Planet, a praia de Ipanema, localizada na zona sul do Rio de Janeiro, foi classificada em segundo lugar na seleção de melhores praias do mundo, perdendo apenas para The Pass, na cidade de Byron Bay, Austrália. O terceiro lugar foi para Ao Maya, em Ko Phi-Phi, Tailândia.


Segundo o site, a praia de Ipanema se destaca por seus 3 km de extensão, que reúnem variados pontos de encontro - os postos numerados de 7 a 10 -, situados entre o calçadão e a areia, atraindo uma diversidade de estilos, públicos e culturas. Além disso, o “pôr do sol surpreendente” e suas paisagens também foram fatores considerados pelo guia para a medalha de prata no top 3 da lista.

A conquista foi avaliada por Ricardo Aly, diretor da rede de hotéis Nacional Inn, como um impulso significativo, tendo em vista o aquecimento turístico que favorece a economia da cidade. 

“A visibilidade internacional que esse título traz pode atrair um número ainda maior de turistas, interessados em experimentar a beleza e energia que Ipanema tem a oferecer”, enfatiza Aly. 

Para ele, essa classificação também pode inspirar ações de reforço e promoção turística às autoridades locais e empresas do setor, destacando não apenas as praias, mas também a cultura, gastronomia e hospitalidade da cidade.

Essência e cultura de Ipanema

Ipanema também foi inspiração para a música Garota de Ipanema, escrita por Tom Jobim e Vinícius de Moraes, e é caracterizada por uma atmosfera boêmia, abrigando uma variedade de estabelecimentos que incluem bares, casas de festas, restaurantes, hotéis, além de feiras especializadas em artesanato e gastronomia.

Alguns pontos da praia também são preferências do público LGBT, devido à segurança do local, produtos e serviços voltados especificamente para o nicho e visibilidade de símbolos inclusivos, como as bandeiras do arco-íris, o que reforça a inclusão e a diversidade da região.

O bairro, fundado em 1894, possui mais de 125 anos de história. Está localizado entre as praias de Copacabana e Leblon, formando parte de uma das orlas mais conhecidas da cidade do Rio de Janeiro, a da Zona Sul.