Prefeito de SP diz que pediu suspensão de contrato com a Enel

Declaração foi dada por Ricardo Nunes após novas quedas de energia, que deixaram cerca de 280 mil pessoas sem luz na capital

Prefeito de SP diz que pediu suspensão de contrato com a Enel - Reprodução


O prefeito Ricardo Nunes disse, na manhã desta 5ª feira (16.nov), que pediu a suspensão da concessão da Enel em São Paulo, durante visita a obras da prefeitura na Água Espraiada, região do Campo Belo, zona sul da capital.


"Pedi para Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para que cancelasse o contrato com a Enel, tal é nossa inconformidade. E isso não é por causa das chuvas do último dia 3 de novembro. Nós já vínhamos há muito tempo discutindo com a Enel uma série de questões. Tenho, por exemplo, cinco UBs aguardando a Enel fazer ligação de energia", disse 

A declaração do prefeito acontece após cerca de 280 mil pessoas ficarem sem luz na capital paulista, segundo o presidente da Enel, Nicolas Cotugno. Ele pediu desculpas pela situação durante a CPI da Enel na Alesp e afirmou que a situação será regularizada até o final da tarde de hoje.

O prefeito ainda disse que a "situação é grave" e que a prefeitura entrou na Justiça contra a empresa.

"O problema é grave e não é só pela falta de resposta mais recentemente. Eles precisam melhorar muito e nós entramos na Justiça"

Ele também cobrou um posicionamento da esfera federal. "Agora o Governo Federal precisa ter uma postura", disse. Em nota, a prefeitura de São Paulo confirmou o pedido de cancelamento para Aneel. A Enel ainda não se posicionou sobre o tema.

Capital registrou temporais nesta 4ª feira (15.nov)

A cidade voltou a registrar temporais, sobretudo devido à combinação do calor e da entrada da brisa marítima, que deixaram o tempo instável. Todas as regiões entraram em estado de emergência para alagamento às 19h02. A região norte foi a mais atingida pelas chuvas, bem como os municípios de Osasco e Cotia.

Às 21h30, o estado de emergência foi encerrado. "As próximas horas transcorrem com céu nublado e chuvas isoladas de fraca intensidade. As últimas imagens do radar meteorológico indicam ausência de chuvas significativas na Grande São Paulo. A temperatura média observada na cidade é de 21°C e a umidade relativa do ar está em 93%", disse o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da capital.

Para os próximos dias, a previsão é que as pancadas de chuva continuem. A Defesa Civil emitiu um alerta para um nova tempestade em todo o estado de São Paulo entre 6ª feira (17.nov) e domingo (19.nov). Há possibilidade de as pancadas de chuva virem acompanhadas de raio e granizo, além de rajadas de vento de até 100 km/h.