Prefeitura de Rio Preto e Projeto Guri fecham parceria inédita para levar música até as salas de aulas

Prefeito Edinho Araújo (MDB) assinou convênio para a ampliação do Projeto Guri na Escola, que será desenvolvido pela Secretaria de Educação; apenas 15 cidades do Estado de SP participam da iniciativa

Prefeitura de Rio Preto e Projeto Guri fecham parceria inédita para levar música até as salas de aulas - SMCS Rio Preto

 

O prefeito de São José do Rio Preto (SP), Edinho Araújo (MDB), assinou o convênio para a ampliação do Projeto Guri na Escola, que será desenvolvido pela Secretaria de Educação, com o objetivo de promover cursos regulares de iniciação musical ministrados no interior da escola, dentro das salas de aulas.  



O Projeto Guri gerido pela Santa Marcelina Cultura é um programa do Governo do Estado de São Paulo que atende gratuitamente mais de 60 mil crianças e adolescentes por ano, em 384 polos de ensino, localizados em 282 cidades do Estado de São Paulo. Desde a criação em 1995, já foram assistidas perto de 1 milhão de crianças e adolescentes.

Trata-se de um projeto piloto na cidade, e a primeira escola contemplada é a Maria Emmelina Roquetti Verdi, localizada no Jardim Campo Belo. Em todo o estado de São Paulo, apenas 15 escolas participam desta iniciativa. Segundo a diretora Mônica Fernanda Salles, pianista clássica e pós-graduada em educação musical, os alunos, cerca de 120 crianças divididas em quatro turmas, terão aulas de iniciação musical, canto e coral.

“As crianças são atendidas em contraturno, fora do horário normal de aula. Quem estuda no período da manhã fará as aulas de música à tarde e vice-versa, como se faz com as atividades extra-curriculares, que são realizadas posteriormente às aulas obrigatórias, estabelecidas por lei”, explica a diretora Mônica Salles.

No Projeto Guri, a criança começa seus estudos aos 6 anos, na iniciação musical. É por meio de atividades lúdicas e práticas que os alunos dão seus primeiros passos. Um pouco mais adiante, meninos e meninas, estudam canto ou instrumento, além de coral, prática de conjunto e teoria musical – tudo isso por meio de aulas coletivas.

A unidade escolar Maria Emmelina Roquetti Verdi é de ensino fundamental e tem capacidade para 660 alunos entre 6 e 11 anos. O prédio possui nove salas de aula climatizadas, secretaria, refeitório, banheiros, área de serviço, espaço verde, sala de informática e biblioteca.

Participaram do encontro representantes do projeto Guri - Lucia Carames Sartorelli, Relações Institucionais (SP), Carina Pedro, Gerente Regional SJRP , Alessandra Cazoli Silva, Supervisora Operacional, mais a secretária de Educação, Fabiana Zanquetta, a diretora pedagógica Dayse Cardoso Maciel e a diretora da escola Maria Emmelina Roquetti Verdi, Mônica Fernanda Salles.