Presidente Prudente inicia levantamento para medir infestação do Aedes aegypti

Prefeitura realizará vistorias em mais de 4 mil imóveis durante o mês de outubro para monitorar focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya

Presidente Prudente inicia levantamento para medir infestação do Aedes aegypti - Assessoria UFMT


A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), iniciou nesta terça-feira (1º) o Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti, conhecido como LIRAa. O levantamento, que se estenderá durante o mês de outubro, envolve a vistoria de 4.205 imóveis com o objetivo de identificar o percentual de infestação de larvas do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika vírus e febre chikungunya.


De acordo com Elaine Bertacco, supervisora da VEM, as vistorias ocorrerão em sete áreas diferentes da cidade, abrangendo bairros das zonas sul, oeste, centro-sul, leste, centro-norte, noroeste e norte. Entre os bairros que receberão as visitas estão Ana Jacinta, Cohab, Vila Furquim, Jardim Brasília, Novo Bongiovani, Humberto Salvador, entre outros. Os trabalhos de campo estão previstos para serem concluídos em 15 dias, com os resultados finais disponíveis até o final de outubro.

NÚMEROS

Segundo dados atualizados pela VEM nesta terça-feira (1º), Presidente Prudente já registra 910 casos confirmados de dengue neste ano, sendo 898 autóctones e 12 importados. Além disso, foi confirmado um óbito relacionado à doença no município. A campanha de monitoramento e combate ao mosquito busca evitar novos casos e prevenir o agravamento da situação.