"Conecte SUS vai comprovar que as pessoas se imunizaram contra a covid-19", diz General Peternelli

Deputado federal visitou o SBT Interior e também falou sobre a ampliação do teste do pezinho no SUS

"Conecte SUS vai comprovar que as pessoas se imunizaram contra a covid-19", diz General Peternelli - SBT Interior


O Conecte SUS é um aplicativo desenvolvido para smartphones, utilizado pelo Ministério da Saúde para que os usuários atualizem o histórico de consultas, exames e até a Carteira Nacional de Vacinação dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Com o aplicativo, é possível ver todas as vacinas que foram aplicadas, independente se a vacinação foi feita pela rede pública ou privada. A novidade do aplicativo é que, agora, os usuários poderão consultar e comprovar a vacinação contra a covid-19.


“O Conecte SUS, em tempos de covid-19, vai ser a comprovação de que as pessoas tomaram a vacina. Como antes viajava para o exterior e tinha que comprovar que tomou a vacina da febre amarela, em alguns países, vão exigir que você esteja vacinado contra a covid. Todas as pessoas vacinadas têm o CPF incluído no app. Esse banco de dados está no Ministério da Saúde”, afirmou o deputado federal General Peternelli Junior (PSL), que é um dos autores do projeto que cria a Carteira Nacional de Vacinação digital, aprovado em maio pela Câmara dos Deputados.

Peternelli visitou o SBT Interior, em Rio Preto, nesta sexta-feira (11), e disse que essa digitalização do serviço de saúde vai agilizar um atendimento de urgência.

“Baixando esse aplicativo e atualizando todos os dados, facilita toda rede hospitalar do país a ter os dados mínimos para um tratamento de emergência. Isso vai facilitar, também, quando você faz um tratamento em um hospital e precisa ir para outra unidade. Com isso, também será poupado recursos, sem precisar submeter a pessoa a exames que já foram realizados”.

CADASTRO CONECTE SUS

Para se cadastrar no Conecte SUS é preciso entrar na loja de aplicativos do seu celular ou tablet e digitar “Conecte SUS”. Em seguida, faça o download de forma gratuita. O cadastro também pode ser feito em qualquer computador com acesso à internet por meio do site clicando aqui.

De acordo com dados oficiais, o Brasil vacinou, até agora, 11,1% da população com a segunda dose da vacina contra a covid-19.

TESTE DO PEZINHO

Peternelli também é um dos autores de um projeto de lei que defendeu a ampliação do teste do pezinho, feito em recém-nascidos, pelo SUS.

“Quando você fazia o teste do pezinho no SUS, ele plotava até seis doenças em recém-nascidos. Porém, na rede privada, esse teste detecta até 51 doenças. Em alguns casos, a mãe pode ter o filho com alguma doença sem saber. Se ela tivesse conhecimento prévio disso, antecipando o tratamento, essas doenças poderiam nem se manifestar”, finalizou o parlamentar.