Rio Preto é a melhor cidade do Estado de SP no ranking do Previne Brasil

Cidade também atingiu o melhor resultado entre os municípios do mesmo porte em 2023

Rio Preto é a melhor cidade do Estado de SP no ranking do Previne Brasil  - SMCS


A nota de São José do Rio Preto no Previne Brasil voltou a subir no terceiro quadrimestre de 2023, passando de 8,02 para 8,57, o que representa um aumento de 6,86% em relação ao segundo quadrimestre de 2023. O resultado atual foi o melhor do ano passado, já que no primeiro quadrimestre, a nota havia ficado em 5,06.


Com o desempenho do terceiro quadrimestre, Rio Preto alcançou a primeira colocação do indicador no estado de São Paulo entre cidades de mesmo porte, evidenciando o avanço da qualidade da Atenção Primária de saúde do município.

O Previne Brasil é um Programa do Ministério da Saúde que estabelece novo modelo de financiamento para custeio da Atenção Primária à Saúde, baseado em critérios de capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.

A avaliação é realizada a cada quatro meses e inclui sete indicadores: consultas de pré-natal; atendimento odontológico na gestação; realização de exames para sífilis e HIV em gestantes; cobertura de exames citopatológicos; vacinação; acompanhamento de pessoas hipertensas e solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.

Todos os indicadores melhoraram no terceiro quadrimestre. Com o melhor desempenho no Previne Brasil, Rio Preto passa a receber um recurso maior do Ministério da Saúde para custeio da Atenção Básica.