​​Rio Preto: lockdown entra em segunda fase e transporte coletivo volta a funcionar hoje

​Apesar da medida, apenas trabalhadores dos serviços considerados essenciais poderão utilizar o serviço

​​Rio Preto: lockdown entra em segunda fase e transporte coletivo volta a funcionar hoje - Reprodução


A cidade de São José do Rio Preto (SP), que adotou o lockdown para tentar conter o avanço da covid-19 na semana passada, entrou hoje na segunda fase de restrições de circulação, com algumas alterações. A principal delas é o retorno do funcionamento do transporte coletivo.


Apesar do retorno do serviço, apenas os moradores que precisam trabalhar em serviços essenciais e emergenciais estão autorizados a utilizar o serviço.

Outra alteração importante será no comércio. Lanchonetes, supermercados e restaurantes, agora, poderão atender aos clientes no sistema drive-thru. Minimercados, mercearias, armazéns, padarias, confeitarias, estabelecimentos que vendem laticínios e frios, açougues, peixarias e hortifrutigranjeiros passam a poder atender no sistema take-away, com o cliente podendo fazer a retirada presencial sem entrar no estabelecimento.

De acordo com a prefeitura, a medida visa ajudar pequenos comércios de bairro que não possuem estrutura de drive-thru. Lojas de conveniência também passam a funcionar, com atendimento delivery ou com retirada sem entrar no estabelecimento.

As pessoas que não trabalham nos serviços considerados essenciais ainda correm o risco de serem multa​da​s, caso não respeitem o decreto municipal. A multa é de R$ 1.259,00.​ A restrição continua, também, para motoristas, que terão que justificar o motivo ao abastecer os veículos nos postos de combustíveis da cidade.