Rio Preto recebe 7,5 mil doses de vacina contra a dengue

Imunizante estará disponível em todas as UBSs a partir da próxima segunda-feira, 15/4

Rio Preto recebe 7,5 mil doses de vacina contra a dengue  - imagem ilustrativa


A Secretaria de Saúde recebe nesta quinta-feira (11/4) a vacina Qdenga, que protege contra a dengue. O Ministério da Saúde selecionou alguns municípios do país para distribuir o imunizante, levando em conta os índices da doença, como notificações e óbitos. São José do Rio Preto, no interior de SP, foi incluída na segunda remessa da pasta.


São 7.570 doses da vacina, que, neste momento, serão utilizadas na primeira dose de crianças de 10 e 11 anos de idade, conforme orientação do Ministério. A ampliação para adolescentes de 12 a 14 anos será avaliada conforme o envio de novas doses. O esquema vacinal da Qdenga é de duas doses, com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda.

As doses estarão disponíveis para o público-alvo a partir da próxima segunda-feira (15/4) em todas as unidades básicas de saúde de Rio Preto. As crianças devem estar acompanhadas de um responsável e levar documento de identificação e carteira de vacinação.

A vacina Qdenga protege contra os quatro sorotipos da dengue: dengue 1, dengue 2, dengue 3 e dengue 4. “A vacina tem estudos de acompanhamento de quase cinco anos, demonstrando boa segurança e eficácia, principalmente quanto às complicações da doença. Ela é recomendada pela Organização Mundial de Saúde para países com alta incidência da doença, como é o caso do Brasil”, disse a gerente de imunização da Secretaria de Saúde, Michela Barcelos.

O horário da vacinação é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Na UBS Jaguaré/João Paulo II, o horário é ampliado até às 18h30, e na UBS Solo Sagrado, até às 19h.