Rio Preto recebe prêmio nacional por gestão sustentável

Fundação Ulysses Guimarães concede prêmio “Boas Práticas em Gestão Municipal”

Rio Preto recebe prêmio nacional por gestão sustentável - Luiz Cervi / MDB Nacional


As iniciativas de São José do Rio Preto por meio de investimentos em ações ambientais, práticas sustentáveis e uso da tecnologia levaram a Fundação Ulysses Guimarães a conceder ao município o “Prêmio de Boas Práticas em Gestão Ambiental Maguito Vilela”.


O diploma e troféu relativos à conquista na categoria “Sustentabilidade” e de “Município Destaque” foram recebidos pelo prefeito Edinho Araújo, durante solenidade na terça-feira, 28, em Brasília.

Ao receber e analisar 105 trabalhos apresentados por 65 municípios brasileiros administrados pelo MDB, a Fundação Ulysses Guimarães concedeu a Rio Preto o principal prêmio da noite pelo projeto “Rio Preto, Cidade Inteligente, Resiliente e Humana”. A conquista reconhece as práticas ambientais sustentáveis e baseadas em tecnologia que geram benefícios diretos e indiretos para a população de 480.439 habitantes.

“Com muita honra, São José do Rio Preto foi reconhecida pelas melhores práticas municipais neste evento que não só destaca as boas gestões como inspira gestores a alcançar padrões de desempenho e transformação por meio da construção e implementação de inovações nas políticas públicas”, diz Edinho, lembrando que o prêmio “é conquista de uma equipe, pois ninguém faz nada sozinho”.

Para Edinho, o reconhecimento é resultado de uma administração que age no presente “preocupada com o amanhã, com o futuro das nossas crianças, dos jovens, das mulheres, e dá atenção especial aos idosos. Não é nem a velha nem a nova, mas a boa política, ouvindo a população, a saúde, a educação, o jovem, a melhor idade. Quando assumi o governo pela primeira vez, Rio Preto tinha só 3% de tratamento de esgoto e faltava água. Hoje temos 100% de água e de esgoto tratados. É a atenção à infraestrutura, que traz perspectiva de gerar mais emprego e empreendedorismo”.

Com um histórico de investimento em meio ambiente que deu à cidade o título de tricampeã do programa Município VerdeAzul, do governo do Estado de São Paulo, pela excelência em gestão ambiental, Rio Preto tem o melhor saneamento básico do Brasil, de acordo com o Ranking do Saneamento divulgado pelo Instituto Trata Brasil em 2023, reflexo da atuação do Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto (Semae), autarquia criada pelo governo de Edinho.

Rio Preto foi a primeira cidade do interior paulista (e segunda do Estado) a aderir aos 17 ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas). Os frutos são resultado de iniciativas que vêm de longe e de diversas frentes, alavancadas pela instalação de um Parque Tecnológico e adoção de propostas que privilegiam a sustentabilidade.

Novos lotes de ônibus adquiridos em 2023 são dotados de tecnologia mecânica Euro 6, que é mais sustentável por emitir, em média, 33% menos poluentes. Na comparação com os motores convencionais, os novos ônibus reduzem em 72% a emissão de hidrocarbonetos, em 50% a de material particulado e em 80% a de óxido de nitrogênio.

Como forma de agilizar e ampliar a segurança, reduzindo a circulação de valores em espécie, em 2022 os usuários do transporte coletivo urbano de Rio Preto ganharam uma opção adicional de pagamento da passagem: adquirindo créditos – com opção de pagamento via Pix, sistema também usado no sistema de estacionamento rotativo.

Em nova ação sustentável, progressivamente, o município está instalando iluminação de LED em todas as principais vias públicas e parques, onde também foi ampliado todo o sistema de acessibilidade. Áreas antes desprovidas de arborização estão sendo “abraçadas” pelo verde e ganhando permeabilidade, inclusive na região central.

OS VENCEDORES

Categoria Desenvolvimento Econômico – Osório/RS
Categoria Mobilidade Urbana – Aparecida de Goiânia/GO
Categoria Desenvolvimento Social – Rio Grande/RS
Sustentabilidade – São José do Rio Preto/SP
Município Destaque – São José do Rio Preto/SP