Risco de covid-19 é até três vezes menor em quem usa óculos, aponta estudo

Risco de covid-19 é até três vezes menor em quem usa óculos, aponta estudo - Reprodução/SBT


Um estudo pré-publicado no site médico norte-americano MedRxiv revelou que o risco de pessoas que usam óculos serem infectadas pelo novo coronavírus é de duas a três vezes menor em relação às que não usam.


Foram observados 304 pacientes com Covid-19 de um hospital em Kanpur Dehat, distrito localizado ao norte da Índia, sendo que 58 apresentaram o comportamento do uso de óculos.

"O ducto nasolacrimal [uma parte do sistema lacrimal, próxima aos olhos] pode ser uma via de transmissão do vírus do saco conjuntival [espaço interno da pálpebra] para a nasofaringe [região entre o nariz e garganta, onde o cotonete é raspado para o teste da Covid]", explicou o relatório.

Os pesquisadores perceberam que o uso prolongado - acima de 8 horas diárias - do acessório, seja de grau ou de sol, reduz a chance de contrair a doença, já que, em média, as pessoas têm o hábito de tocar o rosto 23 vezes e os olhos três vezes a cada hora.

Como a pesquisa ainda não foi revisada por pares, ou seja, não foi analisada e confirmada por outros acadêmicos, poderá sofrer alterações futuramente.