São José do Rio Preto registra três novos casos de Mpox

A cidade agora soma nove casos da doença, todos em homens, sem registros de mortes

São José do Rio Preto registra três novos casos de Mpox - Imagem Ilustrativa


A Secretaria Municipal de Saúde de São José do Rio Preto (SP) confirmou três novos casos de Mpox, elevando o total para nove casos este ano, todos em pacientes do sexo masculino. Os novos casos envolvem dois homens entre 30 e 39 anos e um entre 20 e 29 anos. Não houve mortes relacionadas à doença. Outras cidades da região não registraram novos casos em 2024.


Na região de Araçatuba, um caso foi confirmado em Castilho, e na região de Presidente Prudente, o município homônimo também confirmou um caso. No estado de São Paulo, são 586 casos confirmados, com 342 suspeitas em investigação. Nenhuma morte foi registrada.

SINTOMAS E TRATAMENTO

A Mpox, anteriormente conhecida como monkeypox, é uma doença viral que provoca sintomas como febre, dor de cabeça, dores musculares, fadiga, ínguas (gânglios linfáticos inchados) e erupções cutâneas. As erupções podem se espalhar pelo corpo, afetando mãos, pés, área genital e boca. O tratamento é focado no alívio dos sintomas, mas casos graves podem resultar em complicações como infecções na pele, pneumonia e até sepses em pessoas com imunidade comprometida.