SBT no interior vence prêmio de jornalismo por reportagem sobre mineração

Repórter Rubens Nakatu, que produziu a reportagem, recebeu prêmio em Belo Horizonte (MG) nesta terça-feira (23)

SBT no interior vence prêmio de jornalismo por reportagem sobre mineração - Divulgação


O SBT no interior venceu o 'Prêmio de Jornalismo AMIG: Mineração em Foco', após produzir uma reportagem mostrando que produtores encontraram uma solução usando pó de rochas para substituir fertilizantes no interior paulista.


A equipe do SBT, encabeçada pelo jornalista e repórter Rubens Nakatu, autor da reportagem, conquistou o prêmio na categoria Áudio/Vídeo, onde mais de 80 reportagens produzidas por emissoras de rádio, TV e podcasts participaram.

“O prêmio vem pra selar nosso compromisso de oferecer um jornalismo sério e confiável. É um reconhecimento que mostra que estamos ao lado do telespectador, levando o que há de mais atual no interior paulista”, afirmou o gerente de jornalismo e apresentador da emissora, Marcelo Casagrande.

A remineralização é utilizada para favorecer o solo, entregando a ele todos os compostos necessários para que ele seja mais fértil. Esse trabalho é feito em um processo de britagem de rochas, que seriam desfeitas pelo tempo, mas os nutrientes não seriam alcançados pelas raizes das plantas. A reportagem premiada do SBT no interior mostrou como funciona esse processo.












"Esse prêmio mostra que estamos no caminho certo em produzir conteúdos comprometidos com qualidade, contribuindo para o desenvolvimento de vários setores da sociedade, levando esse tipo de esclarecimento. Quando falamos de fertilização natural, estamos mostrando que o Brasil tem potencial e soluções caseiras e a gente não fica refém de produtos químicos e isso é ótimo", disse o repórter Rubens Nakatu.

"O jornalismo do SBT no interior atinge todas as camadas sociais, inclusive o produtor rural, que também precisa de informação para trabalhar. O nosso trabalho é conhecer e mostrar ao público os bons projetos e as boas histórias, agregando sempre conhecimento ao telespectador. Ser premiado por isso é gratificante", completou o diretor-geral da emissora, Luiz Barretto.

A premiação avalia produções jornalísticas de todo o Brasil e tem como objetivo estimular e reconhecer o trabalho dos profissionais de comunicação na promoção do debate público sobre o setor da mineração no país.

A solenidade de entrega do prêmio aconteceu durante o IV Encontro Nacional dos Municípios Mineradores, realizado nos dias 22 e 23 de agosto, em Belo Horizonte, capital mineira.

SOBRE A AMIG

A AMIG é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1989, que representa, junto aos poderes públicos, as cidades que desenvolvem atividade mineral, assim como aquelas que são impactadas pela atividade minerária. A entidade promove a defesa dos interesses e direitos dos municípios mineradores na ascensão do desenvolvimento sustentável, com a geração de investimentos para a melhoria da qualidade de vida e a conquista por recursos para infraestrutura, saúde, educação e preservação do meio ambiente.