Sebrae-SP lidera esforço conjunto para impulsionar o agronegócio em Araçatuba e região

Programação de eventos, palestras e ações técnicas começa em janeiro de 2025 com foco em inovação, sustentabilidade e desenvolvimento rural

Sebrae-SP lidera esforço conjunto para impulsionar o agronegócio em Araçatuba e região - Sebrae/Divulgação


O Sebrae-SP reuniu diversas entidades em Araçatuba para discutir ações voltadas ao agronegócio na cidade e região. A programação de eventos, reuniões, palestras e ações específicas terá início em janeiro de 2025, com temas técnicos relacionados à cultura de citros, batata-doce, urucum, café, crédito rural, suplementação volumosa na seca, gestão de propriedades rurais, entre outros. O calendário completo, com datas e locais, será divulgado em breve.


A reunião foi realizada no último dia 16. Estiveram presentes o Sebrae-SP, representado por Fernanda Antoniali e Cibele Pestillo; Cati, com João Taane Kauche Andraus e Fabiano Carlos de Castilho; IB-APTA, com Silvia Antoniali; Ceagesp, representada por Carla Cristiane Assis; InpEV, com César Augusto Santana; Secretaria de Desenvolvimento Agroindustrial, representada por Olair Roberto de Barros e José Celso Sanches Junior; Unesp Veterinária, com Hamilton Caetano; e Caixa Econômica Federal, representada por Mariane Cardoso.

A criação de um calendário anual de eventos e ações, liderada pelas entidades do agronegócio de Araçatuba, atende à crescente demanda dos produtores rurais por informações atualizadas e suporte técnico. “Essa iniciativa fortalece a comunidade agrícola local e promove a aproximação entre os diversos atores do setor, criando laços de confiança e colaboração”, afirma Olair Roberto de Barros, assessor executivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial.

O objetivo do calendário estruturado é garantir que os produtores participem de eventos importantes, como feiras, workshops e palestras, mantendo-se informados sobre novas tecnologias, práticas sustentáveis e tendências de mercado. Como exemplo, José Celso Sanches Junior, dirigente administrativo da Divisão de Extensão Rural, destaca que, após capacitações realizadas em 2024, produtores iniciaram a plantação de 600 mudas de laranja, cultivo que até então não era realizado em Araçatuba.

A consultora de negócios do Sebrae-SP, Fernanda Salvador Antoniali, avalia que o setor agro em Araçatuba e região tem uma perspectiva promissora para 2025. "Esperamos avanços em inovação tecnológica e práticas sustentáveis, aumentando a produtividade e competitividade dos produtores", afirma. A colaboração com pesquisadores renomados também pode trazer soluções para desafios do setor, fortalecendo a economia local e promovendo o desenvolvimento rural sustentável.

Além disso, o setor contará, no próximo ano, com o programa Agente Local de Inovação Rural (Ali Rural), que abrirá 8 vagas para agentes de campo e orientadores acadêmicos, com bolsas a partir de R$ 5.000,00. As inscrições vão até 24 de janeiro, e o início está previsto para agosto. O projeto contemplará os polos de Andradina, Araçatuba, Penápolis e Ilha Solteira.

“Essa união de esforços é essencial para o desenvolvimento do agronegócio em Araçatuba, contribuindo para a formação de uma rede sólida de apoio mútuo”, conclui Olair Roberto.