Selo de Rio Preto conquista equivalência nacional e vai fomentar agroindústria

Oito empresas rio-pretenses já estão certificadas pelo Serviço de Inspeção Municipal

Selo de Rio Preto conquista equivalência nacional e vai fomentar agroindústria - Prefeitura de Rio Preto


São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, conquistou a equivalência do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) ao SISBI - Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A informação foi divulgada nesta quinta-feira (13), pela Prefeitura.


Com isso, o município, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, cria condições para que a agroindústria local amplie sua área de comercialização para todo o território nacional. 

“Celebro a coroação desse processo iniciado em 2019, quando vimos que a iniciativa de adesão ao SISBI criaria oportunidade para que nossas empresas ampliassem fronteiras e conquistasse novos mercados. É um momento histórico para a agroindústria local”, comemora o prefeito Edinho Araújo.

O SIM realiza a inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal no âmbito do município, sendo semelhantemente às certificações do SIF – Serviço de Inspeção Federal e do SISP – Serviço de Inspeção Estadual, que integram o SUASA – Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária. 

“O selo SIM atesta a qualidade higiênica e sanitária para comercialização, agora não só local, mas em todo o território nacional”, explica o secretário de Agricultura Pedro Pezzuto Junior, responsável pela gestão do serviço.

Com a equivalência, Rio Preto passa a integrar o seleto grupo de 32 municípios que aderiram ao SISBI no Brasil, sendo 8 no estado de São Paulo, além de 14 consórcios públicos municipais.

Processo de equivalência

O processo para obtenção da equivalência foi longo e envolveu diversas etapas. 

Inicialmente o SIM foi transferido da Secretaria de Saúde para a Agricultura e Abastecimento, hoje fazendo parte das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional. Foram contemplados aspectos administrativos, jurídicos e organizacionais.

“Dispomos de normas, protocolos, laboratório e corpo técnico para realizar o credenciamento das empresas que processam alimentos de origem animal. Além de fiscalizar, oferecemos apoio para que os produtores se adéquem aos padrões higiênico-sanitários exigidos nacionalmente”, explica o veterinário Izalco Nuremberg, responsável pelo SIM.

Já na fase final, em junho, auditores estaduais e federais vieram a Rio Preto realizar visitas a empresas certificadas pelo SIM e fizeram arguição dos responsáveis pelo serviço, inspeção de instalações laboratoriais, planos de trabalho e processos. 

Empresas certificadas

Atualmente, oito empresas rio-presentes têm o selo SIM: Munhoz Alimentos, Melbee, Frigo 2L, Tchemarão, Seiva das Flores, Queijo d’Casa, Coalhada Santa Brígida e MM Pururuca. 

Dessas, quatro pretendem solicitar a equivalência do selo municipal ao nacional, com vistas à expansão de mercado. 

Estima-se que cerca de 40 empresas agroindustriais de Rio Preto tenham potencial de certificação pelo SIM e, consequentemente, alcançada a correspondência ao SISBI, de ampliação de mercado.

(As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação Social).