Sete das oito atividades do varejo recuam em julho ante junho, mostra IBGE

Ainda segundo o IBGE, cinco das oito atividades que integram o varejo registraram retração em julho de 2022 ante julho de 2021

Sete das oito atividades do varejo recuam em julho ante junho, mostra IBGE - Banco de Imagens


Sete das oito atividades que integram o comércio varejista registraram perdas nas vendas em julho ante junho, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Na média global, o volume vendido caiu 0,8%. Os recuos ocorreram em Tecidos, vestuário e calçados (-17,1%), Móveis e eletrodomésticos (-3,0%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-2,0%), Equipamentos e material para escritório informática e comunicação (-1,5%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-1,4%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,6%), e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,5%). A única atividade em expansão foi a de Combustíveis e lubrificantes: 12,2%.

No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, houve redução de 0,7% em julho ante junho. O segmento de Veículos, motos, partes e peças registrou queda de 2,7%, enquanto Material de construção caiu 2,0%.

Comparação com julho de 2021

Ainda segundo o IBGE, cinco das oito atividades que integram o varejo registraram retração em julho de 2022 ante julho de 2021. Na média global, o comércio varejista teve um recuo de 5,2%.

Houve perdas em Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-28,7%), Tecidos, vestuário e calçados (-16,2%), Móveis e eletrodomésticos (-14,6%), Equipamentos e material para escritório informática e comunicação (-0,4%) e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,1%). os avanços foram registrados por Combustíveis e lubrificantes (17,4%), Livros, jornais, revistas e papelaria (11,2%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (4,0%).

No varejo ampliado, que inclui os segmentos de veículos e material de construção, as vendas caíram 6,8% em julho de 2022 ante julho do ano anterior. O segmento de Veículos e motos, partes e peças caiu 8,5%, e Material de construção recuou 13,7%.