Surto de covid-19 em asilo de Penápolis é investigado

Mais de 20 idosos do local contraíram a doença; quatro deles foram internados na UTI da Santa Casa

Surto de covid-19 em asilo de Penápolis é investigado - Arquivo/Jornal Interior


Dos nove internados nos leitos da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados apenas para casos da Covid-19, o novo coronavírus, na Santa Casa de Penápolis, quatro deles são idosos do Lar Vicentino.


A entidade registrou uma grande quantidade de casos positivos da doença entre seus internos e funcionários nos últimos dias. De acordo com o que foi apurado junto à diretoria pelo Jornal Interior, dos 52 que residem, 26 contraíram a doença.

Assim que os resultados ficaram prontos, todos foram isolados nas dependências, seguindo as recomendações dos órgãos de saúde. UTI No decorrer da semana, quatro deles precisaram ser internados no hospital, como forma de prevenção e sem o uso de respiradores, já que estes têm idade superior a 70 anos. Apesar disso, o Lar Vicentino informou que todos passam bem e tem reagido de forma bastante positiva, sem mais complicações dos sintomas.

A expectativa é que recebam alta médica nos próximos dias. Além dos idosos, quatro funcionários também testaram positivo para o coronavírus, sendo que três deles permanecem em quarentena e um já retomou suas atividades.

Ainda conforme a diretoria, desde que teve início a pandemia, todas as recomendações e precauções vem sendo adotadas pela instituição. As atividades do Centro-Dia, por exemplo, foram suspensas, bem como as visitas. Todos os idosos acompanhados já tomaram a dose de reforço da vacina e os casos são acompanhados pela Vigilância Epidemiológica, assim como pela equipe médica do Lar Vicentino.

INTERNADOS

No boletim epidemiológico divulgado ontem (7), pela secretaria municipal de Saúde, na UTI geral, que também possui dez leitos, oito deles estão com enfermos de patologias diversas. Já os 32 leitos de enfermaria, os três de suporte ventilatório e as 44 unidades gerais estão disponíveis. Nas últimas 24 horas, a cidade voltou a registrar novos casos positivos.

Exames apontaram 41 moradores positivados com a doença. Com isso, a quantidade de casos passou de 9.541 para 9.582. Do total, nove estão internados, 87 em quarentena e 9.233 se recuperaram. Desde o começo da pandemia, 253 pessoas – 145 homens e 108 mulheres – não resistiram às complicações e morreram. Suspeitos que aguardam resultado dos exames laboratoriais ou a data para a realização do teste rápido é de 124. Outros 1.257 foram descartados por avaliação clínico-epidemiológica e 22.395 tiveram resultado negativo.

MICRORREGIÃO

Na microrregião, Barbosa está com 767 casos positivos, sendo 745 recuperados, três suspeitos e 22 mortes. Alto Alegre continua com 625. Dezenove vieram a óbito, cinco estão em tratamento domiciliar e 601 se recuperaram.

Glicério permanece com 703. Dezoito moradores faleceram, cinco são suspeitos e 685 receberam alta. Avanhandava mantém os 1.640. Do total, 1.597 se curaram e 43 pessoas não resistiram às complicações da doença e morreram.