​Tamanduá-mirim é capturado dentro de casa no oeste paulista

Animal foi pego e depois solto na natureza por policiais ambientais

​Tamanduá-mirim é capturado dentro de casa no oeste paulista - Divulgação/Polícia Ambiental


Um tamanduá-mirim foi capturado pela Polícia Militar Ambiental após ficar preso em uma casa neste domingo (29). O caso aconteceu em Presidente Bernardes, na região de Presidente Prudente (SP). Segundo informações da Polícia Ambiental, a equipe foi acionada pelo morador da casa após o animal não conseguir sair do local.


O tamanduá-mirim foi resgatado pelos policiais e solto nas margens do Rio Santo Anastácio, em Presidente Bernardes.

O ANIMAL

O tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla), ao contrário de outras espécies, ainda é um mamífero preservado na fauna brasileira. Mas, pesa contra a sua manutenção uma atividade cada vez mais frequente em seu habitat: a redução das florestas em função das queimadas, o que geralmente elimina a sua principal fonte de alimento: formigas, cupins e larvas.

Ele prefere florestas, mas pode se deslocar para locais de campo. ​O animal tem características como focinho protuberante, ausência de dentes diferenciados e uma grande língua fina e comprida.​ ​Alimentam-se de cupins e formigas e possuem garras fortes e afiadas para escavar cupinzeiros e formigueiros. O mel pode fazer parte de sua dieta.​ ​Possui médio porte, pesando de 5 a 10​ kg​.

​A coloração dos pelos é dourada com um “colete” de pelos pretos nas costas podendo se estender até o abdômen, sendo conhecido também como Tamanduá-de-colete.

Alvos fáceis de caçadores por serem lentos, porém, em nenhum aspecto são negativos aos humanos e desempenham papéis ecológicos fundamentais.​​