Traços da guerra: Dínamo de Kiev perde 87% dos estrangeiros do grupo

Composto majoritariamente por ucranianos, elenco da equipe vai de 39 para 29 atletas entre uma temporada e outra

Traços da guerra: Dínamo de Kiev perde 87% dos estrangeiros do grupo - Reprodução/Twitter


Adversário do Benfica nesta terça-feira (23) pelos playoffs da Champions League, o Dínamo de Kiev, da Ucrânia, perdeu 87,5% dos seus jogadores estrangeiros da temporada anterior para a atual, muitos deles após o começo da invasão da Rússia ao país. O SBT transmite a partida de volta a partir das 15h45. A ida terminou 2 a 0 para a equipe portuguesa.


Na temporada 2021/22, o Dínamo de Kiev tinha sete estrangeiros entre seus 39 jogadores disponíveis: o polonês Tomasz Kedziora, o venezuelano Eric Ramírez, o bielorusso Ilya Shkurin, o eslovêno Benjamin Verbic, o uruguaio Carlos de Peña, o luxemburguês Gerson Rodrigues e o brasileiro Vitinho.

Para a temporada 2022/23, plenamente afetada na Rússia e na Ucrânia, já que a Fifa permitiu que os jogadores de clubes desses países pudessem optar por empréstimos a outras nações, o Dínamo de Kiev tem apenas um estrangeiro. O único remanescente é o zagueiro polonês Tomasz Kedziora.

Para o Brasil, vieram Carlos de Peña e Vitinho. Enquanto o uruguaio rumou ao Internacional, o brasileiro integrou o elenco do Athletico-PR. Já Sidcley, que jogou emprestado para o PAOK, da Grécia, em 2021/22, foi negociado também por empréstimo com o Cuiabá logo que voltou ao Dínamo de Kiev.