COMBATE AO TRÁFICO
Traficante é preso com drogas, arma e objetos suspeitos em Araçatuba
Suspeito já era investigado por tráfico de drogas e mantinha estrutura de “delivery reverso” em casa, usada para vender entorpecentes

Uma ação conjunta entre a Guarda Civil Municipal de Araçatuba, a Polícia Civil, por meio da DEIC, e com apoio do Canil do BAEP, resultou na prisão em flagrante de um homem conhecido como “Botinha”, já investigado por envolvimento com o tráfico de drogas na região, especialmente na comercialização de crack e outros entorpecentes. A prisão foi realizada nesta segunda-feira (14).
A prisão foi realizada em duas fases: Na primeira etapa, durante patrulhamento na região da lagoa do Lago Azul, agentes da GCM avistaram o homem em atitude suspeita, próximo a uma motoneta. Ao perceber a aproximação da equipe, ele tentou se desfazer de uma sacola, arremessando-a ao chão. Dentro do pacote foram encontrados dois tijolos de pasta base de cocaína (1.996g) e dois tijolos de maconha (1.006g). O homem foi detido e conduzido à Central de Polícia Judiciária, onde teve a prisão formalizada por tráfico de drogas.
Na segunda fase da ação, investigadores da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (DISE), já cientes da existência de mandado de busca e apreensão expedido judicialmente contra o suspeito, dirigiram-se à sua residência. No local, foram encontrados e apreendidos uma arma de fogo, 35 munições, R$ 14.600,00 em espécie, televisores, barbeadores e cortadores de cabelo, além de uma quantidade significativa de fios de cobre, materiais comumente subtraídos e posteriormente trocados por drogas por usuários.
Durante a diligência, os policiais também constataram que o imóvel contava com uma estrutura rudimentar de venda, composta por uma mesa, uma cadeira e um buraco com cano no muro, utilizado como passagem direta de entorpecentes para a rua — mecanismo improvisado que caracteriza um sistema conhecido como “delivery reverso”.
Com o achado da arma, foi lavrado um segundo auto de prisão em flagrante, pelo crime de posse ilegal de arma de fogo de uso permitido, nos termos do artigo 14 da Lei nº 10.826/03. Os objetos de procedência não comprovada serão submetidos à exibição para possível reconhecimento por vítimas de furto ou roubo, com o objetivo de devolução aos proprietários. A ação reforça a atuação integrada das forças de segurança na repressão ao tráfico de drogas e à receptação de materiais de origem ilícita, contribuindo para a desarticulação de pontos de comércio ilegal em Araçatuba.
