Unidades da Fundação Casa de Mirassol e Presidente Bernardes serão desativadas

De acordo com a instituição do Governo de SP, os adolescentes serão transferidos para outros centros das regiões

Unidades da Fundação Casa de Mirassol e Presidente Bernardes serão desativadas  - Reprodução/ Thiago Soares/ Google Street View


A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Fundação Casa) informou que as atividades dos centros socioeducativos de Presidente Bernardes e de Mirassol, no interior de SP, serão desativadas no fim do mês de março. O motivo, de acordo com a instituição do Governo de São Paulo, é porque os núcleos estão operando abaixo de suas capacidades.


A unidade de Presidente Bernardes acolhe cerca de 30 adolescentes infratores, para uma capacidade de 64 vagas. Já Mirassol, está com 29 jovens, para uma capacidade de 48 vagas.

Segundo a Fundação, os adolescentes serão transferidos para outros centros das duas regiões. Uma verba de transportes está disponível para os familiares.

O fechamento já foi discutido em uma audiência pública na Câmara Municipal de Presidente Bernardes. Vários segmentos da sociedade demonstraram revolta e destacaram a importância do trabalho socioeducativo realizado com os adolescentes infratores. No Noroeste paulista, também houve muita indignação com o anúncio do fechamento da unidade em Mirassol, na região Metropolitana de São José do Rio Preto.

“Somos contrários aos fechamentos dos centros em todas as localidades. Como o governo do Estado e o presidente da Fundação Casa estiveram trazendo, isso terá consequências gravíssimas aos trabalhadores, nos quais eles vão ter que laborar 300 quilômetros de suas casas para trabalhar, tendo que mudar e alterar as suas vidas”, afirmou Aline Salvador Luz, que representa o Sindicato dos Servidores da Fundação Casa.

Por meio de nota, a Fundação informou que, com relação aos servidores, como todos são concursados, terão a opção de trabalhar em outros centros socioeducativos da região, ou, se preferirem, em outra região do Estado.

Em todo o estado de São Paulo, a Fundação Casa atende 4.675 adolescentes. Total de vaga disponível é de 6.289. A título de comparação, em fevereiro de 2019, a Instituição atendeu mais de 8 mil adolescentes em todo estado.