Unimed Araçatuba debate amamentação em simpósio

Unimed Araçatuba debate amamentação em simpósio - Divulgação


Unimed de Araçatuba, realizou na última sexta-feira (25), o 1º Simpósio em Amamentação, balizado pelo tema mundial “Apoie a amamentação: Faça a diferença para mães e país que trabalham”, que reuniu mais de 200 profissionais e acadêmicos da área da saúde da cidade de Araçatuba e região, no auditório Papa Francisco no UniSalesiano.


Estavam presentes também o vice-presidente da Unimed de Araçatuba, Dr. Rodrigo Protte Pedro, a gerente administrativa hospitalar, Marilena Ninomyia e o coordenador da Linha Materno Infantil do Hospital Unimed de Araçatuba, Dr. Márcio Pimenta, que realizaram a abertura oficial.

O evento foi em celebração ao agosto dourado, mês que reforça a luta pelo incentivo à amamentação e realiza ações de conscientização, bem como, o esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno.

A programação contou com palestras sobre “O que o profissional de saúde deve saber sobre o aleitamento materno” e “Aleitamento materno na prática: auxiliando mães no pós-parto e fase de puerpério”, ministradas pela obstetriz é consultora internacional em amamentação (International Board Certified Lactation Consultant), Ana Schimidt Garbulho, que também e especialista em cuidado materno infantil.

Já com a temática “Possibilitando a amamentação e fazendo a diferença para mães que trabalham”, a médica pediatra e representante da linha materno infantil do Hospital Unimed de Araçatuba, Dra. Francila Maziero, apresentou alternativas fundamentais para a continuidade da amamentação após o retorno as atividades profissionais.

Por fim, a advogada da Unimed de Araçatuba, Dra. Rebeca Soccio Nogueira Fabris, falou sobre “Retorno ao trabalho e amamentação: direitos e possibilidades”, onde abordou que a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), prevê o direito as mulheres, após a licença maternidade, pausas programadas durante a jornada de trabalho com a finalidade de amamentar o bebê, inclusive se advindo de adoção. Neste sentido, o direito de amamentar é garantido às mães adotantes ou que estiverem no processo de adoção, desde que já tenha sido deferida a guarda provisória.

Para o vice-presidente da instituição, o propósito do Simpósio é realizar discussão de temas relevantes, a partir de evidências científicas atualizadas, no que diz respeito às questões relacionadas ao aleitamento humano.

“Os assuntos que serão abordados hoje, visam abranger conceitos de diversidade, equidade, qualidade e segurança na assistência às famílias que vivenciam o processo de aleitamento, a fim de subsidiar os profissionais atuantes nessa área”, comenta Rodrigo Protte Pedro, vice-presidente da Unimed de Araçatuba.