Unimed Araçatuba e Hospital Unimed Araçatuba conquistam Selo ESG Prata

A certificação que reafirma o compromisso da instituição com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança.

Unimed Araçatuba e Hospital Unimed Araçatuba conquistam Selo ESG Prata - Divulgação

O selo avaliou quatro dimensões essenciais: meio ambiente, social, governança e institucional com o objetivo de impulsionar a sustentabilidade na gestão das cooperativas e destacar as melhores práticas do Sistema Unimed em todo o país.
A Unimed Araçatuba e o Hospital Unimed Araçatuba foram reconhecidos com o Selo ESG Prata na edição 2024, uma certificação que reafirma o compromisso da instituição com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança.
Concedido pela Unimed do Brasil, o selo avaliou quatro dimensões essenciais: meio ambiente, social, governança e institucional. O processo de certificação incluiu 76 perguntas e a apresentação de evidências, com o objetivo de impulsionar a sustentabilidade na gestão das cooperativas e destacar as melhores práticas do Sistema Unimed em todo o país.


Para o presidente da Unimed Araçatuba, Dr. Flávio Garbelini, essa conquista reflete o esforço contínuo da cooperativa em atuar com responsabilidade e inovação.
“O Selo ESG Prata é o resultado do nosso compromisso com uma gestão sustentável e alinhada aos princípios cooperativistas. Trabalhamos diariamente para minimizar impactos ambientais, promover ações sociais transformadoras e adotar práticas de governança responsáveis. Essa certificação reforça que estamos no caminho certo para garantir um futuro melhor para nossos beneficiários, colaboradores e toda a comunidade, enfatizou o executivo”.
As diretrizes ESG (Environmental, Social and Governance) reforçam o papel da Unimed Araçatuba e do Hospital Unimed Araçatuba na construção de um sistema de saúde mais eficiente, transparente e sustentável.
 
O que é o Selo ESG?
O Selo ESG é uma certificação bienal voltada para cooperativas e sociedades auxiliares do Sistema Unimed, reconhecendo organizações que mantêm um equilíbrio entre saúde econômica, social e ambiental.
Além de incentivar a adoção de boas práticas de governança e sustentabilidade, a certificação permite que as instituições realizem um autodiagnóstico da gestão, promovendo uma evolução contínua baseada em transparência e conduta ética.
Com a crescente valorização dos princípios ESG, essa certificação se torna essencial para fortalecer a competitividade e a longevidade das cooperativas, garantindo que suas práticas estejam alinhadas às demandas da sustentabilidade e da responsabilidade corporativa no setor da saúde.