Universidade de Araçatuba retoma missão em aldeias indígenas do MT

Projeto do UniSalesiano, o projeto social "Voluntariado Missionário" foi realizado entre os dias 30 de junho e 7 de julho

Universidade de Araçatuba retoma missão em aldeias indígenas do MT - Divulgação


Após dois anos de interrupção devido à pandemia (2020 e 2021), a expedição “Voluntariado Missionário”, projeto social desenvolvido pelo UniSalesiano, foi retomada pela instituição no Mato Grosso.


Aproximadamente 30 pessoas, entre membros da reitoria, coordenações e estudantes visitaram e vivenciaram a cultura das aldeias de Meruri e São Marcos, entre os dias 30 de junho e 7 de julho.

De acordo com o pró-reitor de Pastoral do UniSalesiano, padre Paulo Jácomo, a experiência foi composta de fases, sendo a primeira, o período de inscrições. “Tivemos uma boa resposta, 59 inscritos. Destes, somente 22 foram selecionados, não foi uma tarefa fácil, pois quem se inscreveu estava mesmo disposto a participar”, explicou.

O diretor-geral da instituição, padre Erondi Tamandaré, ressaltou que novas metodologias estão sendo propostas para o ano de 2023 com o objetivo de engajar os universitários nas ações do Voluntariado Missionário.

“O UniSalesiano investe sempre um alto valor no projeto, com locação, transporte, alimentação, entre tantas outras coisas. Por parte dos acadêmicos, haverá um planejamento voltado, além das arrecadações como de costume, de alimentos, roupas e cobertores, também em atividades próprias de subsídio de toda a atividade missionária”.

Por conta de todo resultado positivo e satisfatório da expedição, haverá abertura antecipada das inscrições para o 5º Voluntariado Missionário 2023. Isso porque a Instituição quer ampliar o tempo de preparação para a viagem no próximo ano.