Vacinação contra a dengue é retomada em Rio Preto após dois meses de interrupção

Campanha de imunização, que havia sido suspensa por falta de doses, volta com 5.343 unidades da vacina QDenga, que protege contra quatro sorotipos da doença

A Secretaria Municipal de Saúde de São José do Rio Preto (SP) retomou, nesta terça-feira (20), a vacinação contra a dengue após uma pausa de dois meses. A campanha havia sido interrompida no dia 13 de junho devido à falta de doses. Com a chegada de um novo lote, composto por 5.343 unidades da vacina QDenga, o cronograma de imunização foi reativado na cidade.

A vacinação contempla crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, que estão recebendo a primeira dose, e também moradores de todas as idades que já tomaram a primeira dose há pelo menos 90 dias e agora precisam da segunda aplicação. No total, Rio Preto possui 22.401 crianças nessa faixa etária, das quais 7.570 já receberam a primeira dose. A Secretaria estima que cerca de 3.321 pessoas estão com a segunda dose atrasada e devem completar o ciclo vacinal.


A retomada da vacinação ocorre em um momento crítico, uma vez que o município registrou a sexta morte por dengue neste ano. A vítima, uma mulher de mais de 80 anos, apresentou sintomas em 31 de julho e faleceu no dia 9 de agosto, conforme informou a Secretaria Estadual de Saúde.

A vacina QDenga é eficaz contra os quatro sorotipos do vírus da dengue, o que torna a imunização essencial para reduzir o risco de novas infecções e complicações graves causadas pela doença.

Vacinação contra a dengue é retomada em Rio Preto após dois meses de interrupção - Agência Brasil/Arquivo